Alunos da zona rural participam da classificatória para as Municipíadas

17/05/2023 15h17

Com a participação de aproximadamente 500 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 17/5, a abertura dos jogos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural. As modalidades em disputa são futsal, atletismo, vôlei de praia e queimada, no masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil, classificatórios para a 24ª Municipíadas, nos meses de agosto e setembro.

A competição segue até esta quinta-feira, 18/5, com a presença de 10 unidades de ensino, na quadra da escola municipal Abílio Alencar, na AM 010, quilômetro 35, e no City Park Club, no quilômetro 32 da mesma rodovia.

Esses jogos têm o objetivo de desenvolver o desporto escolar, promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento das habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos.

O coordenador de Educação Física da DDZ Rural, Alceni Lucas, responsável pela competição na divisão distrital, disse que os jogos vão além da disputa, pois trabalham também a socialização entre alunos e educadores.

“Essa fase classificatória aqui na AM 010 é o quarto polo. É muito importante a gente trazer o esporte educacional para os nossos alunos. O grande objetivo é trabalhar um pouco a saúde física e mental de nossos alunos para que eles possam ir bem dentro da sala de aula também. A Divisão Rural tem muitas particularidades, por isso nós procuramos trazer esses jogos até as escolas rurais para que os estudantes tenham essa oportunidade de praticar esporte”, contou.

Campeã no futsal no ano passado, a aluna do 8º ano da escola Abílio Nery, Gabriela do Carmo Sousa, de 14 anos, está confiante em mais um bom resultado.  Para ela, representar a unidade de ensino, mais uma vez, é muito especial.

“Foi bem legal ganhar ano passado, porque a outra equipe era muito forte, mas conseguimos vencer. É muito legal participar dos jogos, para mim é um sonho jogar aqui. A gente brinca, faz exercícios e temos a participação de quase todos os alunos. É muito bom praticar o esporte, temos até um campo de futebol próximo da escola”, disse.

A escola municipal João Paulo II, no ramal Chico Mendes, quilômetro 1, no bairro Puraquequara, zona rural, participa dos jogos no futsal e atletismo, nos naipes masculino e feminino, no mirim, infantil e juvenil, com aproximadamente 80 alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo a professora de Educação Física, Zaire Fernandes, a competição tem papel fundamental no desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

“Esse é um momento muito ímpar para os alunos, onde passam um ano esperando pelos jogos. É de extrema importância a participação deles, por isso nossa escola faz questão de participar em todas as modalidades, porque os alunos não têm isso em momento algum, por ser uma escola de zona Rural. A nossa escola sempre participa, sempre se destaca, inclusive fomos campeões das Municipíadas em 2012. Temos sempre a parceria dos pais e do gestor, mas nunca deixamos de participar”, explicou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed