Alunos da EJA e manipuladoras de alimentos de Manaus participam de programação de cunho regional

01/11/2023 10h55

Programação de cunho regional
#paratodosverem Merendeiras e profissionais da Educação lado a lado com indumentárias regionais nas mãos

Apresentar a cultura e gastronomia local. Essas foram as propostas da gincana “Manaus 354 anos” e do concurso de gastronomia “Tô Brocado” realizados, na noite desta terça-feira, 31/10, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no hall e estacionamento da pasta, localizados no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, voltados aos alunos e manipuladoras de alimentos de unidades de ensino que estudam e trabalham em escolas do município na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A programação faz parte das ações do Projeto “Vumbora EJA”, executado desde 2023 pelo Departamento de Apoio a Gestão Escolar (Dage), com apoio de outros setores da rede municipal de ensino nas 62 unidades que trabalham com a EJA da Semed.

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou que os bons resultados na educação municipal são uma junção do trabalho em equipe, atividades pontuais e criativas como as desenvolvidas no projeto “Vumbora EJA”, e principalmente pelo dinamismo e apoio da gestão do prefeito David Almeida que dá possibilidades para a Semed avançar cada vez mais nas suas metas e índices educacionais.

“A gestão do prefeito David Almeida é uma gestão de compromisso e não de promessas e ele assumiu o compromisso de tornar Manaus uma cidade melhor para se viver e entende que a educação é o caminho para isso. E a educação de Manaus tem tido um avanço significativo, e isso só pode ser feito porque estamos trabalhando juntos, sem medo e fazendo atividades importantes como essa de hoje”, disse a secretária.

O chefe da Dage, Luiz Oliveira, frisou que a atividade trabalhou vários aspectos, entre eles, o empreendedorismo, o repasse de conhecimento da cultura local, habilidades e buscou, ainda, valorizar o trabalho das manipuladoras de alimentos que trabalham na EJA da Semed.

“A ideia aqui é apresentar o potencial das nossas merendeiras, mostrando o que pode ser feito de diferente com os alimentos. Ao mesmo tempo, estamos tendo uma gincana cultural com os nossos alunos para integrar, para mostrar que o aluno da EJA tem sim possibilidades, tem sim como se desenvolver e de crescer não só na educação, mas também em outros aspectos”, destacou Luiz.

O projeto “Vumbora EJA” tem o objetivo de estimular a prática de hábitos saudáveis junto aos estudantes e profissionais das escolas que funcionam com a Educação de Jovens e Adultos da Semed. A estratégia pedagógica baseia-se no equilíbrio de três fatores: a saúde física, a saúde mental e a saúde financeira.

“Tô Brocado”

O concurso “Tô Brocado” uniu sabores típicos da região amazônica, além de talento e técnica. Umas das participantes do concurso foi Marineuza Cruz, merendeira há 13 anos na escola municipal Joaquim da Silva Pinto. O prato dela foi um ensopado de pirarucu com pirão e arroz branco.

“Estou muito feliz, porque estou demonstrando todo carinho e amor que coloco no meu tempero, um pouco do meu trabalho feito lá na escola que trabalho. Então, só posso agradecer e dizer que estou me sentindo muito honrada com essa possibilidade “, frisou Marineuza.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed