Prefeitura promove 3ª edição do Circuito Saber Pró-Saeb em escola da zona Leste

13/05/2023 15h54

A Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 13/5, a 3ª edição do Circuito Saber Pró-Saeb, ação que compõe o programa Educa+ Manaus, na escola municipal Antonina Borges Sá, no bairro São José Operário, zona Leste. O objetivo é integrar estudantes, família e escola, por meio de atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania.

O evento contou com a presença de cerca de cem responsáveis por estudantes de seis unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foi realizada ainda uma palestra intitulada “Acompanhamento Familiar”, com representantes do Centro Municipal de Atendimento Sócio Psicopedagógico (Cemasp), além dos três espaços disponibilizados: Movimento, Cidadania e o Beleza e Bem-Estar.

Os alunos de 5° e 9° ano participaram de práticas desportivas e oficinas pedagógicas. De acordo com o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Luiz Oliveira, a ação tem como foco as unidades de ensino que apresentam alguma dificuldade.

“Queremos evitar evasão e pegar também essas crianças que estão com alguma dificuldade para direcionar algo mais específico. É um diferencial no qual a gente traz a família para dentro da escola e um dia fora do letivo, no sábado. Nós estamos fazendo essa ação para motivar e fazer com que a família se sinta parte do processo educacional”, explicou Oliveira.

Para a chefe da DDZ, Maria das Graças, o circuito mostra a preocupação da gestão municipal com a qualidade da educação, buscando incluir as famílias em todo processo.

“A comunidade da zona Leste está muito feliz com essa ação, porque foi pensada mesmo para trazer a comunidade para junto da escola, envolvendo o aprendizado e outros benefícios para as famílias”, acrescentou Maria das Graças.

Uma das estudantes beneficiadas, Camila Laís, do 9° ano da escola municipal Armando de Souza Mendes contou que o dia foi muito proveitoso, porque ela pôde interagir com estudantes de outras escolas e participar de atividades diversas.

“Hoje eu brinquei bastante, tem vários tipos de brincadeiras. Está sendo muito legal, está melhorando minha autoestima também e estou conhecendo gente nova. Está sendo uma experiência muito divertida”, disse Laís.

A estratégia de realizar um dia diferente de aprendizado e aproximação da comunidade agradou aos familiares dos estudantes, segundo a autônoma Joziane Campos Maquiné, 35, mãe do estudante Kalleb Campos Maquiné, do 5° ano da escola municipal Honorina Azevedo.

“É muito bom saber que está acontecendo essa aproximação da família com a escola. Eu já participei da massagem e pretendo passar ainda pelo embelezamento e pela área do corte de cabelo. Para o meu filho é importante abrir mais a mente dele, sair do mundo só da internet, do celular e ver que tem muita coisa fora desse mundo”, afirmou a mãe.

A ação contou com a parceria das faculdades Fametro, Uninorte e Estácio, organizadas pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed.

Texto – Alexandre Abreu/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed