Projetos tributários e de governança digital da Prefeitura de Manaus são destaques em evento nacional

28/11/2023 18h18

#paratodosverem – Secretário Clécio Freire participando de evento online

Os cases de governança digital da Prefeitura de Manaus foram destaques na live “Governos do Futuro 2023”, o maior evento online sobre gestão municipal, promovido pela Gove, empresa brasileira do ramo tecnológico e desenvolvedora do Customer Relationship (CRM), software de relacionamento voltado para o serviço público.

O secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, representou a Prefeitura de Manaus no evento e foi um dos convidados do painel. O gestor enumerou diversas ações de modernização dentro da área tributária da capital amazonense, entre elas, a redução do volume de processos físicos da Semef.

“Reduzimos drasticamente o número de processos de isenção de IPTU, formalizados pelos contribuintes com incapacidade contributiva. Realizamos uma automação do nosso sistema isentando de ofício todos os contribuintes inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Nossa intenção é zerar nosso estoque de processos dentro dos próximos meses”, disse o secretário.

Freire também citou o trabalho de higienização do cadastro da cidade e o projeto para convergir as informações das áreas tributária, de educação, saúde, infraestrutura e de assistência social, entre outras, em um único sistema, inicialmente denominado de Cadastro Integrado Municipal (CIM).

Outro destaque durante a conversa foi a implementação do conceito de cidade inteligente em Manaus. De acordo com o secretário da Semef, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), em conjunto com o sistema de georreferenciamento, já são projetos realizados dentro do parque tecnológico da Prefeitura de Manaus e que surtem grandes efeitos.

“Seguimos avançando, em parceria com a Gove, em ações de comunicação direta com o contribuinte. Exemplo disso é o nosso chatboot do Manaus Atende e mais um canal com uma série de tutoriais para orientar os contribuintes que têm dificuldade de emitir uma nota fiscal, fazer um parcelamento ou emitir uma simples guia”, concluiu.

O intermediador do painel de discussões, o economista e analista de políticas públicas, Ederson Gomes, elogiou a participação do gestor manauara.

“Os cases de intervenção com base na tecnologia, em Manaus, são fantásticos e isso fica evidente nas transformações ocorridas e nos indicadores de gestão fiscal da cidade que figura entre uma das melhores capitais do Brasil”, disse.

As transmissões do evento “Governos do Futuro 2023” continuam até a próxima sexta-feira, 1º/12, com dois painéis diários, às 9h e 15h, horário local, pelo canal da Gove no YouTube (http://www.youtube.com/gove.digital).

Texto – Divulgação / Semef

Foto – Divulgação / Semef