Prefeito David Almeida ressalta modelo exitoso da Zona Franca de Manaus em evento da Eletros

26/10/2023 14h20

O prefeito de Manaus, David Almeida, salientou, nesta quinta-feira, 26/10, a pujança do modelo de desenvolvimento econômico Zona Franca de Manaus (ZFM), responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos e a manutenção da floresta preservada, durante a conferência “Indústria Brasileira de Ar-Condicionado – o 2° maior Polo Fabricante do Mundo”, realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), no auditório da Suframa, no Distrito Industrial.

“Em nome da cidade que estou administrando, quero fazer uma menção individual àqueles que acreditam no nosso modelo de desenvolvimento. Destacar a postura do senhor Jorge Júnior, que é o presidente da Eletros, de trazer essas discussões para Manaus, convidar os representantes das empresas que acreditam no nosso modelo de desenvolvimento. São 10 mil empregos diretos e quase 35 mil empregos indiretos que contribuem para a preservação do meio ambiente e para que a maior floresta tropical do mundo possa se manter preservada”, enfatizou o chefe do Executivo municipal.

O modelo econômico da ZFM abriga, atualmente, o 2° maior polo fabricante de ar-condicionado do mundo, o que projeta o Brasil em posição de destaque na indústria global de eletroeletrônicos. Com 13 fábricas instaladas, entre grandes marcas multinacionais e de capital nacional, o segmento gera mais de 10 mil empregos diretos e 35 mil indiretos na região, com produção média anual de 4,5 milhões de unidades.

“Fora da China, o Amazonas é o maior centro industrial de ar-condicionado. Os incentivos fiscais federais e estaduais garantem a segurança jurídica e previsibilidade plena e dão sustentação para seguirmos avançando em um ambiente econômico cada vez mais desafiador e competitivo. Temos orgulho deste protagonismo industrial ocorrer no meio da floresta. Isso mostra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da região amazônica”, afirmou o presidente-executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior.

Texto – Laís Fernandes/Semcom e Divulgação/Eletros

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom