Manausmed

25/01/2021 17h15

A Prefeitura de Manaus informa que vem buscando alternativas para garantir o atendimento de seus segurados, assistidos pelo Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed), mediante a necessidade de suspensão temporária dos serviços de urgência e emergência, oferecidos pelo Check Up Hospital. A edição nº 5.014, do Diário Oficial do Munícipio (DOM), da última quinta-feira, 21/1, traz a publicação do aviso, que prorroga o credenciamento de novos prestadores de serviços até o dia 23/2.

Prefeitura divulga link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

No dia 7 deste mês, o Manausmed foi informado pelo Check Up Hospital sobre a necessidade de suspensão temporária dos atendimentos de urgência e emergência. De acordo com o comunicado, o motivo seria a ausência de leitos para assistência adequada, causada pelo aumento de casos de covid-19 registrados em Manaus.

Como política ampla e irrestrita de transparência determinada pelo prefeito David Almeida, o Manausmed informou imediatamente aos segurados sobre a suspensão do atendimento, por meio dos setores sistêmicos de serviço social e recursos humanos dos órgãos municipais, e por meio de informativos de comunicação interna.

No último dia 13, o referido hospital apresentou um pedido de rescisão contratual com o Manausmed, alegando impossibilidade em atender os segurados e dependentes do município.

Por identificar a carência e compreender as necessidades dos segurados, o Manausmed solicitou ao Check Up a continuidade dos atendimentos por mais 30 dias, o que não foi possível atender, devido às atuais circunstâncias enfrentadas em razão da pandemia.

A atual gestão informa que vem tentando credenciar novos hospitais para o serviço de assistência, porém, enfrenta impasses resultantes do colapso na rede pública e privada de saúde. Ainda assim, continua a buscar redes hospitalares privadas, que possam atender a capacidade de segurados assistidos.

O Manausmed ressalta, também, que busca medidas para retomar o atendimento em maternidades e pronto-socorro infantil, interrompido desde a gestão anterior.