Creche Eliana de Freitas da Prefeitura de Manaus comemora 15 anos de fundação

16/06/2023 16h05

Pais, responsáveis e crianças da creche municipal Professora Eliana de Freitas, no bairro Cidade Nova, zona Norte, da Prefeitura de Manaus, comemoraram nesta sexta-feira, 16/6, os 15 anos de fundação da unidade de ensino. A creche mais antiga do município de Manaus atende atualmente 221 crianças, na faixa etária de 1 a 3 anos.

A programação contou com a visitação e participação dos familiares nas salas temáticas com culinária, brinquedos, oficina de musicalização, teatro, pintura livre e ainda sorteio de uma rifa e um lanche aos presentes.

“É um momento de proporcionar a comunidade em geral atividades para que eles vivenciem um pouco do trabalho desenvolvido na creche. A nossa comunidade é bem participativa, mas quero agradecer ao prefeito David Almeida e à secretária Dulce Almeida pelo carinho da reforma, sendo a primeira creche reformada e tendo esse espaço lindo, aconchegante e acolhedor. Aqui é uma das melhores creches de Manaus e fazemos um trabalho de parceria com os comunitários ”, salientou a diretora da creche, Nelciane Alencar da Silva.

De acordo com a gerente pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, Sabrina Campelo, além da comemoração, o importante é integrar todos no ambiente escolar e destacar as ações desenvolvidas com as sete creches que compõe a DDZ.

“Essa é a primeira fase da educação de cada uma dessas crianças. É interessante ver como os pais se envolvem, querem participar e a gente sempre fala quando tem a oportunidade para eles que cada tempinho é bom ver o passo a passo dos filhos se desenvolvendo na educação de cada um deles, assim como o crescimento e o conhecimento se inicia na creche. A gente percebe o grande número de pais participando e ficamos muito felizes com esse trabalho que está sendo realizado aqui”, comentou.

A supervisora de restaurante, Ana Flávia Aguiar, de 33 anos, mãe de Nicolas Aguiar Meireles, de 2 anos, matriculado na creche, sempre acompanha quando tem tempo as atividades na escola e não poderia deixar de faltar ao aniversário.

“É muito gratificante saber que está deixando nosso filho com segurança. A gente trabalha fora, e é muito importante essa questão da segurança, a responsabilidade de cada um aqui de dentro, cada um dos professores, enfim, nosso filho chega bem tranquilo e sai tranquilo. Hoje é o aniversário da escola, assim como tem outras comemorações o ano todo, mas é bem legal e gratificante estar participando desse momento”, citou.

Histórico

A creche municipal Professora Eliana de Freitas Moraes foi inaugurada no dia 13 de junho de 2008, e formalizada, com o Ato de Criação, pela Lei Nº 1.296, de 2 de dezembro de 2008, com o objetivo de assegurar os direitos da criança, oportunizando uma formação de qualidade que desenvolva seus aspectos biopsicossocial e educacional para uma formação integral.

A patrona e homenageada, professora Eliana de Freitas Moraes, filha de Arnaldo e Raimunda Morais, nasceu no dia 10 de junho de 1945, em Manaus. Cursou o ensino secundário no tradicional Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e frequentou a faculdade de Pedagogia, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed