Casa de Praia Zezinho Corrêa impulsiona o turismo e empreendedorismo em Manaus

30/04/2024 12h25

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, sob gestão da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), comemora, nesta quarta-feira, 1º de maio, o aniversário de um ano de inauguração. O espaço já realizou mais de 200 shows de artistas regionais, nacionais e internacionais, entre outros eventos sociais de vários setores da cidade, fomentando a cultura, turismo e empreendedorismo da capital amazonense.

Durante um ano, o palco Murilo Rayol recebeu 192 shows regionais, 14 artistas de renome nacional e quatro artistas internacionais, sendo Nick French, Double You, Adrian Bachata e Elkim Robson.

Além das apresentações musicais, o espaço já sediou mais de 80 eventos sociais, abrangendo uma ampla variedade de categorias, como gospel, militar, infantil, feminino, boi-bumbá, zumba, esportivo, Carnaval, ioga, além de eventos de datas comemorativas, lutas e competições.

“Para nós, é uma honra muito grande poder comemorar um ano da Casa de Praia Zezinho Corrêa, um local que esteve abandonado por 20 anos e que foi revitalizado somente na gestão do prefeito David Almeida. A importância dessa casa está nos números positivos, pois tivemos mais de 200 atrações, com artistas que se apresentaram no palco Murilo Rayol e tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos”’ destacou o secretário da Semtepi, Wagno Oliveira.

Localizada no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, a Casa de Praia foi o primeiro equipamento público construído de frente para o rio Negro. Com atrações confirmadas em todos os finais de semana, o espaço proporcionou visibilidade para artistas de Manaus e do interior do Amazonas.

“Como artista, posso falar da importância desse espaço para a nossa categoria, que sempre foi muito beneficiada nessa gestão. A casa oferece um ambiente para que os artistas possam exibir suas produções e talentos, resultando em benefícios para toda a comunidade. Quero parabenizar a Prefeitura de Manaus por esse grande presente, que é a Casa de Praia Zezinho Corrêa”, frisou o cantor e compositor amazonense Cileno, que já se apresentou mais de duas vezes no espaço.

Erguida durante a principal revitalização do complexo turístico Ponta Negra, a antiga casa de festas era bem frequentada pelos amantes de celebrações noturnas, do início dos anos 90 até o final dos anos 2000, quando abrigou alguns clubes como “Papagaio Show Clube” e o “El Mosquiton”. Vinte anos depois, o espaço foi revitalizado pela Prefeitura de Manaus, na gestão do prefeito David Almeida, retomando o funcionamento, com foco no turismo, cultura, negócios, artesanato e gastronomia regional. O projeto arquitetônico foi criado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e as obras conduzidas entre 2022 e 2023 pela Semtepi

Murilo Rayol, dono da construtora que edificou o primeiro prédio da Ponta Negra, chamado de Aruba, deu nome ao palco da Casa de Praia Zezinho Corrêa. Ocupando uma extensão de 1.650 metros quadrados, as construções de todo o espaço seguiram o plano de obras da prefeitura, na consolidação de grandes entregas à população manauara.

“Eu poderia ficar aqui horas curtindo esse lugar. É uma sensação de paz e gratidão que não dá para explicar. Só sei que sou muito grato à Prefeitura de Manaus por ter entregue esse espaço à população. Essa obra transcende o mero conceito de vista, pois ela atende a todos os gostos e fortalece o empreendedorismo na região”, descreveu o visitante Adriel Oliveira, que também esteve presente no dia da inauguração.

O espaço foi considerado um dos melhores points de Manaus e, atualmente, continua mantendo a reputação e o objetivo de fortalecer a cultura, o lazer familiar, o empreendedorismo e o turismo local. Em 2023, a Casa de Praia Zezinho Corrêa foi entregue em 1º de maio, Dia do Trabalhador, com uma extensa programação em homenagem à categoria.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Arquivo/Semcom