Prefeitura garante o direito de estacionamento de PcDs e idosos em estabelecimentos comerciais de Manaus

27/10/2023 15h53

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está intensificando a fiscalização das vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) e idosos nos estacionamentos de supermercados da cidade. A medida visa garantir que essas vagas sejam utilizadas exclusivamente por quem realmente necessita delas. Na tarde desta sexta-feira, 27/9, os agentes de trânsito realizaram a ação em shoppings e supermercados da zona Oeste.

“A fiscalização das vagas destinadas a PcDs e idosos nos supermercados não é apenas uma questão de regulamentação, mas um compromisso com a justiça, a empatia e o respeito. Cada vaga ocupada indevidamente é um direito negado a quem realmente precisa”, informou o diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.

Durante a ação, cerca de 25 motoristas foram autuados por utilizarem as vagas sem portarem credencial. O IMMU tem recebido diversas denúncias de uso indevido dessas vagas. Muitos motoristas, sem qualquer necessidade especial, estacionam nesses espaços, desrespeitando a legislação e os direitos de quem realmente precisa.

A ação da Prefeitura de Manaus tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de respeitar as vagas reservadas, garantindo assim a mobilidade e a acessibilidade de PcDs e idosos. Além disso, os infratores serão penalizados conforme a legislação vigente.

A prefeitura reforça a importância da empatia e do respeito no trânsito, pedindo a colaboração de todos os motoristas para que respeitem as sinalizações e as vagas destinadas a PcDs e pessoas idosas. A cidade é de todos, e a mobilidade urbana deve ser garantida para todos os seus cidadãos.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU