Dia ‘D’ da Educação contra o Aedes aegypti mobiliza 500 mil pessoas na capital

Por Prefeitura de Manaus

19/02/2016 15h34

Icone audio

xin2

Depois de reunir Exército, Marinha e Aeronáutica, agora, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas uniram forças também com a Educação para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti em todo o Estado. Nesta sexta-feira, 19, somente em Manaus, aproximadamente 500 mil pessoas, entre estudantes e educadores das secretarias de educação do Município (Semed) e Estado (Seduc), além das Forças Armadas, estiveram envolvidos no Dia “D” de Mobilização da Educação contra o mosquito Aedes aegypti.

 

A cerimônia oficial da ação foi realizada na Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, que fica no bairro São José 1, na zona Leste de Manaus. O local foi escolhido por ser um dos que apresentam maior índice de infestação do mosquito. A campanha de combate ao vetor transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya faz parte do Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) que, na capital amazonense, teve como representante o ministro chefe da Advocacia da União, Luís Inácio Lucena Adams.

 

De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto desde o lançamento oficial da campanha “ZikaZero” mais de 180 mil imóveis já foram vistoriados. Ele acredita que, com essa nova parceria, o número subirá ainda mais. “As crianças são os cidadãos do futuro e, sem dúvida, têm uma enorme força junto aos seus pais e familiares. Cada uma delas será um pequeno brigadista, desde cedo ensinando que não se pode deixar água parada”, enfatizou.

 

Segundo o governador José Melo, o Amazonas já está entre os três estados brasileiros com melhor resultado no combate ao Aedes. Vitória atribuída às Forças Armadas e ao esforço conjunto do poder público. “A educação é de suma importância nessa guerra contra o mosquito, porque uma escola é a célula multiplicadora de informação em cada bairro e comunidade”, destacou. Melo disse ainda que a meta é, assim como nas ações contra a dengue, colocar o Amazonas na primeira posição no combate ao Zika vírus.

 

Selo ‘Casa Protegida’

 

Ao fim da solenidade, as autoridades visitaram uma residência próxima da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim para sensibilizar os moradores quanto à importância de não deixar focos de criadouros em suas casas. Eles foram recebidos pelo segurança Fernando Lima, de 29 anos, que parabenizou a iniciativa e disse que na sua família “o Zika não tem vez”.

 

Na ocasião, o prefeito Arthur Virgílio Neto divulgou a criação do selo “Casa Protegida”, que será colocado em cada imóvel vistoriado onde não forem encontrados criadouros do Aedes aegypti. “É uma maneira de estimularmos a todos, de valorizar o importante papel de cada cidadão nessa batalha contra o mosquito”, finalizou  o prefeito.

 

Ação continuada

 

De acordo com as diretrizes da Campanha Nacional, a ação abrangerá todas as escolas do Brasil, nos dias 19, 26 de fevereiro e dia 4 de março, três sextas-feiras seguidas, com mobilização da comunidade educacional, entre estudantes, docentes, servidores, familiares e comunidade no entorno das unidades escolares.

 

Na abertura do Dia “D” da Educação, os 232,5 mil alunos, das 494 unidades escolares da Semed, estão trabalhando, simultaneamente, com a temática. A mobilização geral e conta com ações e atividades de todos os servidores das escolas, como administrativos, professores, gestores e coordenação pedagógica.

 

“Pela veia da educação podemos formar as crianças responsáveis e por isso, só na nossa rede mobilizamos 300 mil pessoas, entre servidores, pais e alunos para fazer vistorias nas escolas e nas casas, mas principalmente trabalhando a consciência de todos sobre a sua responsabilidade”, afirmou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt. Conforme dados divulgados pela Seduc, foram 200 mil pessoas mobilizadas nas escolas estaduais da capital e outras 200 mil nas unidades do interior.

 

Brigada de combate nas escolas municipais

 

Na última segunda-feira, 15, todos os gestores escolares da rede municipal de ensino receberam orientações sobre os cuidados para a prevenção e combate ao mosquito Aedes, a fim de que fossem desenvolvidas ações, não apenas nesses três dias de mobilização, mas ao longo de todo o ano.  A reunião foi coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), da Semed.

 

Na ocasião, os mais de 490 gestores passaram por formação e assinaram um termo de compromisso para implantação de uma brigada de combate ao mosquito nas escolas. Os brigadistas, que serão profissionais e/ou alunos das unidades escolares, seguirão método de acompanhamento e de controle de focos do mosquito, semanalmente, por meio de check-list. A capacitação de brigadistas está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Além da capacitação, a Semsa forneceu, ainda, para as secretarias municipal e estadual de educação, Semed e Seduc respectivamente, material publicitário de apoio. A primeira recebeu 240 mil folders, 300 faixas e 300 banners. A segunda 250 mil folders, 300 faixas e 300 banners. A ideia  é que os alunos e educadores trabalhem como multiplicadores de informação e atuem no combate na escola, no entorno da unidade escolar e em casa. Qualquer foco encontrado pode ser denunciado pelo Disk Saúde, 0800-280-8280.

 

 

TEXTO: Alita Falcão e Assessorias

FOTOS: Alex Pazuello (Semcom)