Prefeitura de Manaus e Adra fecham parceria para a concessão de benefício a famílias atingidas por calamidades públicas

22/03/2023 15h28

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 22/3, uma reunião para firmar parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) para a distribuição de 376 vouchers de alimentação a famílias afetadas pelas fortes chuvas deste mês de março e que se encontram em estado de vulnerabilidade social. O encontro foi realizado na sede da secretaria, no centro de Manaus.

Priorizando, neste primeiro momento, as famílias do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, atingidas pelo deslizamento de terra ocorrido no último dia 12/3, o benefício será pago no valor único de R$ 228.

“Estamos muito felizes em receber, hoje, nossos amigos da Adra, uma organização respeitadíssima e que atua em mais de 107 países, para nos ajudar a atender as necessidades dessas famílias. É uma ajuda que chega em boa hora, tendo em vista a situação de vulnerabilidade enfrentada por esse público e que, em nome do prefeito David Almeida, só temos a agradecer”, afirmou o subsecretário em exercício, José Nildo Melo.

A distribuição dos vouchers ocorrerá por meio de um cadastro realizado pelas equipes de campo da Adra, usando o banco de dados já cadastrado pela Semasc, responsável pelos atendimentos in loco dessas famílias ao longo das últimas semanas. Finalizada a fase de cadastramento, cada família receberá um cartão de benefício, por onde o valor será pago, em solenidade a ser realizada na próxima semana.

De acordo com o diretor regional da Adra no Amazonas, Luiz Ferreira, a parceria dá continuidade ao propósito da agência de conceder respostas rápidas e eficientes a desastres e outras emergências, como as que ocorrem, atualmente, na capital amazonense.

“Quando há qualquer tipo de emergência no mundo, a Adra está presente ali para poder atender as pessoas afetadas, e não poderia ser diferente aqui em Manaus. Com a distribuição dos vouchers, permitiremos que as famílias beneficiadas possam utilizar o recurso na compra de alimentos ou outros utensílios necessários para o seu cotidiano”, explicou Ferreira.

Além dos dados coletados pela Semasc, o cadastro também levará em conta requisitos determinados pela agência, priorizando casos de maior gravidade. Segundo o coordenador de Emergências da Adra no Amazonas, Marcos de Souza, a medida visa qualificar o atendimento e a concessão do voucher às famílias mais afetadas e que necessitam de um atendimento ainda mais rápido.

“Buscamos as pessoas que estejam em um ‘nível’ maior de vulnerabilidade social, por assim dizer. Por isso, atualmente, estamos dando prioridade ao atendimento de famílias que se encontrem desabrigadas, que sejam compostas por idosos, mulheres grávidas, pessoas com deficiência, entre outros. Nosso objetivo, então, é buscar e atender aqueles que mais precisam no momento”.

—-

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc