Conselho de Assistência Social de Manaus realiza oficina de avaliação do Suas

05/05/2023 11h52

O Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas/Manaus), órgão de controle social integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), realiza, no dia 12/5, a primeira oficina “Chá com os usuários do Suas dos Polos Rurais”, com o objetivo de promover a participação direta dos beneficiários no processo de avaliação do sistema. O evento será realizado das 10h às 12h, no ginásio de esportes da escola municipal Abílio Alencar, localizada no quilômetro 35 da rodovia AM-010.

O Cmas convida os usuários do Suas residentes nos nove polos rurais do município de Manaus, abrangendo 18 comunidades, 12 associações e ramais do entorno para o encontro. O conselho ressalta que a oficina é importante para o fortalecimento do Suas e, para isso, quer ouvir a opinião dos beneficiários sobre a oferta dos serviços pela rede socioassistencial pública e complementar da capital.

O presidente do Cmas, conselheiro Paulo Lamego, destaca a importância da iniciativa. “Só será possível promover mudanças e melhorar o sistema ouvindo os interessados. Política pública não se constrói por procuração, é preciso proatividade dos interessados, e o Cmas não só cumpre a sua obrigação constitucional de fiscalizar, acompanhar e monitorar, como promove audiências públicas para fazer a escuta qualificada de como anda a entrega dos serviços aos seus usuários. Assim, a presença é importante, necessária e indispensável”, afirma.

O encontro também será realizado, posteriormente, em outras zonas da capital amazonense.

Como participar

Os interessados em participar da oficina poderão se inscrever, gratuitamente, diretamente com os coordenadores e lideranças dos polos até o dia 10/5 (quarta-feira). O Cmas disponibilizará transporte para o deslocamento dos usuários até o local do evento.

Conferência

A oficina “Chá com os usuários do Suas” será uma prévia da 14ª Conferência Municipal da Assistência Social de Manaus, a ser realizada em julho deste ano, cujo objetivo é promover um espaço democrático, para que a sociedade possa conferir, avaliar e deliberar sobre o funcionamento e execução das políticas públicas destinadas ao atendimento das necessidades básicas das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A conferência constitui, ainda, espaço para construir propostas, ideias para o progresso econômico e social dessas pessoas.

Texto e foto – Divulgação / Semasc