Prefeitura de Manaus participa de ação de cidadania e empreendedorismo promovida por shopping

08/03/2024 12h28

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou neste Dia Internacional da Mulher, 8/3, de uma ação de cidadania e empreendedorismo feminino promovida pelo Millennium Shopping, na zona Centro-Sul.

A gestão municipal participou da ação levando serviços relativos ao Cadastro Único e emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, além de mais uma vez promover a participação da feira de artesanato composta por expositoras atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM).

“No dia de hoje, é importante que participemos de ações como essa, não para realizarmos um trabalho ocasional, mas para destacarmos tudo aquilo que fazemos diariamente para defender os direitos das mulheres de Manaus. Hoje, garantimos o atendimento socioassistencial básico àquelas que precisem atualizar ou se inserir no Cadastro Único, enquanto damos voz e visibilidade a nossas usuárias atendidas pelo CRDM e que desenvolvem sua autonomia financeira por meio do artesanato. Isso é apenas uma pontinha do que realizamos ao longo de todo o ano, todos os anos”, destacou Marley Santos, diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Subsecretaria de Políticas de Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc.

Participando pela primeira vez da feira, a artesã Karina Porto Romão, 21, agradeceu o convite realizado pelo CRDM, destacando a importância do artesanato para sua vida e de suas colegas neste Dia Internacional da Mulher.

“É muito importante para nós viver daquilo que amamos fazer, daquilo que nos faz feliz enquanto pessoa, enquanto mulher. Participar dessa feira tem sido muito legal, tenho conhecido pessoas novas, trocado experiências e aprendido muito. São mulheres que possuem muita experiência, que já viveram muita coisa, então qualquer oportunidade que exista para que se possa dar voz a elas, a nós, é linda”, afirmou.

Outras ações

Paralelamente à participação da feira de atendimentos, o Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher também participou, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), de uma ação de sensibilização na avenida Noel Nutels, na zona Norte.

O chamado “Pedágio Educativo” faz parte do cronograma de atividades da “Operação Átria”, realizada em todo o território e promovida pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), para combater diferentes formas de violência contra a mulher.

– – –

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc