Servidores da Moura Tapajóz participam de curso sobre aleitamento materno

19/08/2021 16h31

Dentro das ações programadas para o “Agosto Dourado”, a maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, iniciou nesta quinta-feira, 19/8, o curso de capacitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) de Manejo, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno. O treinamento, que tem o objetivo de reforçar as boas práticas no parto e nascimento e de estabelecer ações que garantam a prática da amamentação e reduzam as taxas de mortalidade infantil, foi incorporado como ação prioritária pelo Ministério da Saúde no Brasil em 1992.

Servidores da Moura Tapajóz participam de curso sobre aleitamento materno

Como detentora do selo de qualidade IHAC, conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” – instituídos pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) – o “Cuidado Amigo da Mulher” (CAM) e a “Permanência da Mãe ou do Pai e Acesso Livre de Ambos Junto ao Recém-Nascido” (PRN), a maternidade Dr. Moura Tapajóz realiza cursos periódicos com seus funcionários para garantir o ajuste das práticas e o fortalecimento das ações. As capacitações têm como público-alvo os servidores de nível superior, das áreas assistenciais e técnicas às administrativas, e de nível médio, além dos técnicos de enfermagem.

Conforme a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da unidade, o curso é fundamental para os servidores e colaboradores recém-chegados e que não tiveram a oportunidade de participar das capacitações realizadas anteriormente. “Além disso, a periodicidade também é importante para todos que já fizemos e estamos habilitados, pois é necessário estarmos nos atualizando constantemente, relembrando nossa própria prática e trocando experiências”, ressaltou a diretora.

O curso fornece 20 horas de conteúdos teóricos e práticos sobre manejo da amamentação e boas práticas no parto e nascimento, que são os alicerces para a adequação dos hospitais aos critérios exigidos pela iniciativa para receberem o título. Ainda em razão da pandemia pelo novo Coronavírus, o treinamento será oferecido de forma híbrida, com o conteúdo teórico sendo disponibilizado na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) e as aulas práticas realizadas na própria maternidade, de acordo com os plantões, durante os turnos de trabalho dos servidores.

Serão abordadas temáticas como: Políticas de Aleitamento Materno; Dinâmica de Acolhimento; Lactentes com Necessidades Especiais; Traumas Mamilares; Vantagens do Aleitamento; Humanização do Nascimento e Parto; Como o Leite Chega ao Bebê – Fundamentação da Nova Anatomia e Fisiologia; Questões Relacionadas à Saúde Materna; dentre outras.

Ao final do curso, os servidores estarão aptos a colocar em prática os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, em atendimento  ao Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno, além de debater com as gestantes a importância da amamentação, auxiliar no aprendizado das técnicas corretas de posicionamento e “pega” da mama pelo bebê, assim como da habilidade de realizar a ordenha ou extração manual do leite materno, além de passar toda a orientação necessária sobre o tema.

Texto – Marcella Normando / Semsa