Moura Tapajóz incentiva doação de leite humano para bebês não amamentados pelas mães

19/05/2023 13h38

Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano celebrado nesta sexta-feira, 19/5, e à Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, do Ministério da Saúde, cujo tema este ano é “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, incentiva a ampliação do número de mães doadoras e esclarece as principais dúvidas sobre a doação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Dia Mundial da Doação de Leite Humano é uma data simbólica, criada pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, com ações ao redor do mundo para sensibilizar a sociedade e dar visibilidade ao tema, discutindo e promovendo a importância da doação de leite humano e do aleitamento materno.

Dados da Moura Tapajóz mostram que, de janeiro a dezembro de 2022, foram fornecidos aos bebês da maternidade mais de 322 litros de leite materno, doados por 81 mulheres lactantes.

A enfermeira Lílian Aguiar, responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano da MMT, também conhecido como “Cantinho da Amamentação”, ressalta que o leite materno doado salva vidas, pois abastece os recém-nascidos doentes ou prematuros que estão na UCI e UTI (Unidades de Cuidados Intermediários e de Tratamento Intensivo, respectivamente) da maternidade, que necessitam de nutrição por meio desse alimento natural e genuíno.

“Quando a mãe tem um bebê doente ou prematuro, o leite demora para fazer a saída. Porque sabemos que o ato de amamentar é que estimula o cérebro a produzir mais leite. Então, quando esse recém-nascido não está com a mãe, o próprio estresse do momento e a falta de sucção direta na mama são responsáveis por essa baixa de produção. Por isso, esse bebê necessariamente vai precisar de leite materno doado”, explicou Lílian.

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC nº 171.

Requisitos e orientações

Lílian Aguiar explica que toda mulher saudável que esteja amamentando pode ser doadora voluntária, inclusive aquelas que não tiveram seus filhos na Moura Tapajóz. Lílian destaca que a doação traz benefícios não apenas para os bebês, mas também para as mães que doam, pois o processo de amamentação, bem como retirada do leite, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e de câncer de mama ou do colo do útero.

Para a doação, as mulheres lactantes precisam apresentar exames que tenham sido realizados há pelo menos seis meses ou solicitar a realização em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou via agendamento na sede da Moura Tapajóz de forma gratuita.

A enfermeira orienta que a doação pode ser feita, com agendamento, na própria maternidade, ou em casa, após orientação técnica. Nos dois casos, a voluntária deve entrar em contato por WhatsApp (92 99240-8080), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Se optar pela coleta domiciliar, a doadora vai receber kits de doação esterilizados e o leite será recolhido em casa nos dias marcados pela equipe da maternidade.

A doação não irá prejudicar a amamentação, ressalta Lílian. “Quanto mais a mama é estimulada com a sucção, mais leite ela produz”, esclarece, acrescentando que, além disso, ao coletar todo o excesso depois da amamentação de seu bebê, a mulher evita o risco de o leite excedente empedrar ou infeccionar o seio.

Lílian Aguiar observa que os meses de dezembro e janeiro e o período do Carnaval são as épocas em que acontecem as maiores quedas no volume de doação. “Por isso, pedimos especial atenção para esses períodos, mas destacamos que a doação de leite humano é importante o ano inteiro, para garantir o atendimento dos bebês doentes e prematuros da maternidade, que não podem ser amamentados por suas próprias mães e precisam muito desse suporte”.

Texto – Marcella Normando /MMT / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa