Prefeitura avança na limpeza visual e chega a mais de 3 toneladas de fios e cabos retirados em seis vias do centro histórico

Por Prefeitura de Manaus

03/09/2025 16h59

Icone audio

Em meio à rotina dos pedestres no tradicional comércio do centro histórico, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), segue trabalhando para devolver urbanismo, segurança e ordem às ruas do território. Nesta quarta-feira, 3/9, foi realizada a 10ª operação de retirada de fios e cabos obsoletos, alcançando a marca de mais de 3 toneladas de material removido em apenas seis vias da capital.

A ação integra o programa “Mutirão no Bairro”, uma diretriz do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, com apoio de 16 secretarias e órgãos municipais, envolvendo mais de 1.100 servidores.

“Já retiramos mais de 3 toneladas de cabos mortos, que poluíam visualmente e deixavam o Centro feio e inseguro. Estamos combatendo a poluição visual e garantindo mais segurança para todos. A gente precisava desse olhar mais cuidadoso e de atenção extra da prefeitura, num trabalho integrado e contínuo do Implurb, com o comando do diretor Carlos Valente”, destacou o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto.

Urbanismo

Para o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Loureiro Pinheiro, a intervenção atende a uma antiga demanda dos lojistas e moradores da região.

“Esse trabalho era esperado há anos. A retirada dos cabos traz um impacto visual imediato, melhora a paisagem urbana e transmite mais confiança para quem circula, compra e investe no Centro. É uma ação que valoriza o comércio, atrai mais clientes, fortalece o turismo e mostra que a prefeitura está empenhada em revitalizar nossa área histórica. Para nós, comerciantes, essa mudança significa muito: o Centro fica mais atrativo e competitivo”.

As ações começaram no último dia 4 de agosto e já passaram pelas ruas Marcílio Dias; Doutor Moreira; Guilherme Moreira; Marechal Deodoro; Quintino Bocaiúva e Travessa do Comércio. Em algumas vias foram feitas mais de uma operação, em razão do grande volume de material. “Sabemos que o serviço é feito em contraturno e aos domingos, também, o que requer um empenho ainda maior por parte da prefeitura e das empresas envolvidas. O comércio, a associação e os moradores só tem a agradecer a este serviço”, completou o presidente da ACA.

Um movimento que pede apoio

O “Mutirão no Bairro” é mais que uma operação técnica: é um resgate do Centro para quem vive, trabalha e visita Manaus. Os quilos de material retirados abrem espaço para ruas mais seguras, atrativas e movimentadas. Ao lado da retirada de cabos, o Implurb prepara novas etapas de revitalização e reorganização urbanística.

— — —
Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb