Escolas de Manaus se destacam como referência nacional em inclusão digital e avanço histórico na conectividade escolar

Por Prefeitura de Manaus

02/02/2026 16h52

Icone audio
Tecnologia #paratodosverem – Professora e aluna durante conectividade escolar em Centro de Tecnologias Educacionais (CTE)

Manaus vem se consolidando como referência nacional em inclusão digital na educação pública. Dados recentes da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do Ministério da Educação (MEC), apontam que os programas de conectividade executados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alcançaram índice de 78,2%, percentual superior à média nacional, beneficiando mais de 240 mil alunos e cerca de 10 mil professores da rede municipal de ensino.

 
Os trabalhos foram desenvolvidos por meio dos programas: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Inovação Educação Conectada, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e Aprender Conectado.


Ao todo, são atendidos 243.954 mil alunos de todas as zonas geográficas da cidade, que vão desde as creches municipais (Educação Infantil) ao 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A meta é apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, além de proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias educacionais.

Das 505 escolas da rede municipal mapeadas pelo Enec, 395 atendem aos parâmetros de conectividade adequada. Em relação à infraestrutura, 501 unidades contam com fornecimento de energia elétrica adequado (99,2%), 401 possuem velocidade de internet compatível com as demandas educacionais (79,4%) e 490 dispõem de rede Wi-Fi adequada (97,0%).


O avanço é resultado de investimentos contínuos da Prefeitura de Manaus na modernização da infraestrutura tecnológica das escolas. Um dos destaques é a implantação dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs), coordenados pela Semed. Desde 2021, cerca de 234 centros foram implementados, funcionando como espaços formais de aprendizagem equipados com aplicativos educacionais conectados à internet, voltados para a realização de oficinas e atividades socioeducativas.

De acordo com o diretor do Departamento de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, a adesão aos três programas federais de conectividade tem impulsionado avanços significativos no ensino-aprendizagem, refletidos em resultados positivos, como no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (Ideb).


“Somos beneficiados pelos programas PDDE Inovação e Educação Conectada, Fust e Aprender Conectado, que ampliam o uso pedagógico das tecnologias digitais, levam internet a comunidades de baixa renda e promovem a transformação digital, inclusive em escolas da zona rural. Hoje, todas as escolas da rede municipal contam com internet de melhor qualidade, fortalecendo de forma significativa o trabalho da Semed”, destacou.

#paratodosverem – Inclusão digital


Avanços

Beneficiando mais de 1,3 mil alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, no bairro Lago Azul, zona Norte, trabalha com o PDDE Inovação Educação Conectada e o Fust.

Para o diretor Anderson Rodrigues, o resultado em âmbito nacional mostra o trabalho realizado nas escolas, em especial em sua unidade de ensino, com bons resultados.


“Com as duas redes (vindas da adesão aos programas do governo federal), nós podemos melhorar esse processo de inclusão digital dos nossos estudantes, promover atividades mais dinâmicas, mais interativas em nosso Centro de Tecnologia Educacional, e também através dos tablets que nós utilizamos nas salas de aula. Todo o trabalho que é feito tem sido através de acompanhamento pedagógico, um trabalho planejado para que a gente trabalhe uma educação mais inovadora e uma educação mais dinâmica”, completou.


Com total de 374 alunos do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a escola municipal Abílio Nery, localizada na AM 010, no quilômetro 35, zona rodoviária, desenvolve o trabalho pedagógico com o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.


O diretor Tamilton Azevedo da Costa ficou feliz com a chegada do programa, pois servirá como um grande incentivo no processo pedagógico com os alunos e os professores também são contemplados com as ferramentas digitais.


“Em termos pedagógicos, já adiantando, será bastante útil, porque é uma internet que atende todas as comunidades internas, tanto administrativo como a parte pedagógica, o corpo docente, o corpo discente e também a parte administrativa. Para nós, isso é um ganho da área rural, porque vai suprir não só pedagogicamente, mas todas as necessidades de outras áreas que eram deficitárias. Para nós vai ser muito bom na aplicação neste ano e, administrativamente, o que está sendo utilizado e está padrão”, disse.


Conectividade

Em âmbito nacional, o Inec alcançou 69,7%. Mesmo por região, Manaus se destaca no segundo lugar, ficando atrás apenas da região Sul com 80,9%. As demais regiões alcançaram os seguintes percentuais: Centro-Oeste (77,3%), Nordeste (72,0%), Norte (60,5%) e Sudeste (64,5%).


Em todo o Brasil, cerca de 96 mil escolas já possuem acesso à internet em padrão compatível com as demandas educacionais atuais, classificadas nos níveis 4 e 5, de um total de 137.847 unidades, beneficiando aproximadamente 24 milhões de estudantes.

#paratodosverem – Modernização


— — —

Texto – Jorgiane Castinares e Paulo Rogério/Semed

Fotos – Eliton Santos/Acervo Semed