Rede municipal de saúde prepara ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Por Prefeitura de Manaus

18/11/2014 15h24

Icone audio

Cada Distrito de Saúde da Prefeitura de Manaus vai realizar nesta quarta-feira, 19, em uma unidade de saúde de referência, atividades para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Nos locais serão realizadas palestras com distribuição de material educativo e roda de conversas com profissionais de saúde.

 

O Disa Norte fará a programação na UBS Frei Valério (Novo Israel), o Disa Sul programou a ação na UBS Vicente Palotti (Praça 14 de Janeiro), o Disa Leste selecionou a UBS Leonor Brilhante (Tancredo Neves), o Disa Oeste selecionou a UBS Rayol dos Santos (São Jorge) e o Disa Rural vai realizar a ação na UBS Efigênio Sales (Km 45 – BR 174).

 

Nesta quinta-feira, 20, organizações do Movimento Negro em todos os Estados brasileiros irão realizar uma série de ações para evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, disse que a Prefeitura de Manaus estará desenvolvendo ações de acordo com a Política de Saúde da População Negra, instituída como um instrumento que tem por objetivo combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como promover a eqüidade em saúde da população negra.

 

“A Semsa promoverá junto aos Distritos de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural) palestras públicas e institucionais focadas no enfrentamento do racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é buscar identificar as necessidades de saúde da população negra e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades”, informa o secretário.

 

Em alusão também à data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)  vai realizar, no dia 03 de dezembro, o Seminário Saúde da População Negra, abordando temas como Racismo Institucional e Doença Falciforme. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a partir das 8h, e será direcionado para 100 profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família da Rede Municipal.

 

A chefe do Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais da Semsa, Josilda Souza, explica que o seminário faz parte da programação desenvolvida para marcar também o Dia da Consciência Negra, data instituída na década de 1960, escolhida para coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. “A programação da data tem sido ampliada nos últimos anos, buscando fortalecer reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira”, informa Josilda Souza.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 98842-8370