Programa de Alimentação escolar da Semed é destaque em seminário
16/08/2013 8h43

Desde a implantação do Programa de Alimentação Escolar nas escolas da rede municipal de ensino, houve uma melhoria considerável no desenvolvimento do peso dos alunos. A afirmação é do assessor de educação física da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), João Carlos da Silva Filho, que nesta quinta-feira, 15, participou do seminário acadêmico de educação física da CEFIEP a convite do comitê de estudantes da Federação Internacional de Educação realizado no auditório Eulálio Chaves, no mini campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
João Carlos ministrou uma palestra com foco no Índice de Massa Corporal (IMC) e em projetos e programas desenvolvidos pela Semed. Ele explicou que os índices apresentados pelos alunos são surpreendentes. “Crianças alimentadas se concentram mais e adoecem menos e isso combate os índices de baixo peso. Desde a implantação do programa, 94 mil crianças passaram por aferição de peso”, finalizou.
O professor ainda falou sobre a importância do desenvolvimento de uma educação física diferenciada para os alunos da rede municipal de ensino.
“A educação física escolar é um dos maiores mercados, a demanda é grande e cresce mais a cada ano com a ampliação de novas escolas”, comentou João. Os profissionais da Semed trabalham a educação física com os alunos desde a educação infantil nas creches até o 9º ano, ajudando na formação integral humana. São cerca de 500 profissionais atuando com o desporto comunitário, desporto de rendimento e desporto escolar na rede municipal, atendendo cerca 227 mil alunos.
Segundo João Carlos, o convite para a participação no seminário foi bastante oportuno. “É uma ótima oportunidade de divulgação do trabalho da nossa secretaria para o público acadêmico. Eles conhecem pouco as ações da Semed e um evento como esse é importante, pois eles serão os próximos profissionais no mercado”, comentou.
Sobre os projetos
Dentre os vários programas desenvolvidos na secretaria de educação, destacam-se o Programa PETRÓBRAS Esporte e Cidadania, que tem um olhar diferenciado sobre a prática da educação física. O Projeto Aprender, Conviver e Lutar que trabalha com atividades físicas para a educação infantil. Além dos programas Escola Aberta, Atleta na Escola e os Jogos do Ensino Noturno. Todos buscam a educação integral do educando, promovendo cidadania.