Prefeitura tem parceria com a Unicef para melhorar indicadores da educação básica em Manaus
14/08/2013 14h22

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou a parceria do poder público municipal com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para a alfabetização de crianças já no primeiro ano do ensino fundamental. O anúncio foi feito durante a reinauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Maria do Céu Vaz D’Oliveira, bairro Ajuricaba, zona Centro-Oeste, na manhã desta quarta-feira, 14.
De acordo com dados do IBGE, de 2010, na região Norte, 26,3% das crianças que chegam ao 3º ano do ensino fundamental, foram aprovados sem saber ler e escrever. Para mudar essa realidade, a Prefeitura de Manaus firmou parceria com o Unicef para conseguir chegar aos índices estabelecidos pelo governo federal com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que estabelece que as crianças cheguem aos 8 anos de idade já alfabetizadas.
“A nossa meta é fazer com que essas crianças cheguem ao 1º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever. Esse tem sido nosso esforço. Estamos atacando todas as frentes. As creches, antes dela a atenção pré-natal e atenção no parto da mulher, e depois dessa fase intermediária, o ensino fundamental. Dessa forma, vamos entregar esses alunos ao ensino médio preparados à altura do que é exigido”, afirmou o prefeito Arthur Neto.
“Estamos implantando um ensino de qualidade. Através da parceria com o Unicef nós trouxemos a pessoa que organizou o programa nacional pela alfabetização na idade certa, que já está trabalhando com os nossos técnicos para que possamos ter essas crianças no 1º ano lendo, escrevendo e trabalhando as operações matemáticas simples”, declarou o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.
Durante a reinauguração do CMEI Maria do Céu o prefeito Arthur Neto visitou todas as salas de aula e conversou com professoras, pais e alunos sobre a volta das atividades escolares.
Ele se mostrou satisfeito com o laboratório onde são desenvolvidos o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências, Pesc, que tem levado as crianças a se interessarem mais pelas ciências, e o Sistema de Ensino Aprende Brasil da Editora Positivo. Apenas nesta escola, são 240 alunos beneficiados.
“Tem que ser um ensino com muita alegria, brincando, tem que ser uma atividade lúdica pra que elas desenvolvam o gosto pelo aprendizado. Aqui está tudo muito bonito e eu gosto das coisas assim: simples, modestas e funcionais. Isso aqui tem que ser bem cuidado”, concluiu Arthur Neto.
Outras duas escolas vão ser reinauguradas pela Prefeitura ainda esta semana. Amanhã, será reinaugurada a Escola Municipal Paulo Graça, no Parque das Laranjeiras, bairro Flores, e na sexta, o CMEI Maria Amélia Tavares Lopes, na Comunidade Bela Vista, Puraquequara.
Reportagem: Leonardo Fierro