Prefeito Arthur Neto lança projeto da Nova Djalma Batista
02/07/2013 20h12

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto lançou na tarde desta terça-feira, 2, o projeto de requalificação, reurbanização e revitalização urbana e paisagística da nova Djalma Batista. O programa foi apresentado aos empresários que atuam na via e ocorreu no auditório da Prefeitura de Manaus, bairro Compensa, zona Oeste. A previsão de início de obras é para este segundo semestre e deve custar aproximadamente R$ 15 milhões, mas pode sofrer alterações conforme desapropriações.
A apresentação serviu para tornar a proposta pública, sensibilizar e chamar lojistas, empresários e moradores da área a se engajarem no projeto. O programa inclui, por exemplo, a ampliação em até três metros de calçada da avenida Boulevard Álvaro Maia até o Amazonas Shopping, inicialmente.
Outros pontos a serem desenvolvidos na Djalma Batista são: licenciamento dos estacionamentos ao longo da via, nova iluminação da avenida, instalação de lixeiras, melhorias nas fachadas dos prédios e implementação de mobiliários urbanos. Além disso, novas árvores serão plantadas, conforme consta o projeto apresentado.
“É uma avenida fundamental para a vida de Manaus, que está hoje muito deteriorada. Ela tem que ser transformada, revitalizada para representar, de fato, a cara da cidade que nós desejamos”, afirmou o prefeito. Arthur ressaltou que a meta da Prefeitura é desenvolver o projeto também em avenidas do Centro da cidade, como Getúlio Vargas e Eduardo Ribeiro.
Segundo o presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, a ideia é finalizar a tempo a Nova Djalma para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014. “A obra visa uma reorganização da avenida em vários aspectos, como o paisagismo, mobiliário urbano, sinalização e a iluminação”, explicou Moita.
As novas calçadas terão um padrão e para estacionamento na via será necessário que alguns endereços comerciais façam recuo para atender aos três metros. Os benefícios, além de imagem urbana para a cidade, incluem ganhos em mobilidade, paisagismo e melhoria de qualidade de vida, com transformação visual e cultural para a nossa cidade.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, disse que ficou impressionado com o projeto e que os empresários estão dispostos a colaborar com a Prefeitura para que a área seja completamente revitalizada. Ele sugeriu alguns ajustes, que serão estudados.
“Não existe mudança sem que todos colaborem e estamos dispostos a ajudar. Sabemos que é uma das vias principais da cidade e apoiamos o que será implantado. Vou conversar com outros lojistas para podermos sugerir outras mudanças”, disse Ralph.
Fabíola Pascarelli/Semcom