Faixa Liberada completa 5 anos com mais de 400 edições
13/03/2015 14h53

Implantado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o programa Faixa Liberada realizado duas vezes por semana no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, completa neste domingo, 15, cinco anos de atividades. A iniciativa, mantida pelo atual prefeito Arthur Virgílio Neto, tem a finalidade de proporcionar um local seguro para que a população possa praticar atividades físicas e esportivas.
Atividades como caminhada, corrida, andar de patins e passear de bicicleta em um dos principais pontos turísticos da cidade são realizadas no local às quartas-feiras das 17h às 22h e aos domingos das 6h às 12h. A via liberada para a prática esportiva vai da rotatória do Tropical Hotel até a rotatória da Avenida do Turismo às quartas-feiras e aos domingos é estendida até a entrada do Condomínio Jardim das Américas.
De acordo com o diretor de Desporto da Semjel, André Galvão, a escolha do Complexo Turístico Ponta Negra para receber a Faixa Liberada surgiu a partir da ideia em oferecer um espaço amplo e agradável para que as atividades físicas fossem praticadas com segurança pelo público.
“Devido ao número de corridas que eram realizadas na cidade e o aumento de praticantes resolvemos criar espaços com distâncias para serem desenvolvidas as atividades. A Faixa Liberada da Ponta Negra é o espaço esportivo mais democrático da cidade. Lá recebemos todos os públicos, desde competidores a amadores, esportistas, skatistas, idosos, dentre outros”, declarou Galvão.
Trabalhando no local desde que o programa chegou a Manaus, Euri Brasil é um dos organizadores da Faixa Liberada na Ponta Negra. “A Faixa Liberada foi implantada em 2010 e já é um sucesso de público. Trabalho nesse projeto desde que foi criado na cidade e estou aqui em todas as edições. Praticar atividades físicas ao ar livre com segurança ficou muito mais divertido. São cinco anos de grandes avanços. Só temos que comemorar bastante esta data”, afirmou Brasil.
Inclusão das zonas
Atualmente a cidade de Manaus dispõe de três espaços contemplados pelo projeto: Complexo Turístico Ponta Negra, Parque das Laranjeiras e Passeio do Mindu, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, implantado em dezembro de 2014. De acordo com o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, existe um estudo em andamento para levar o Faixa Liberada à zona Leste.
“Nosso objetivo é expandir esse projeto a todas as zonas da capital. Já avançamos bastante no sentido de oferecer, além da Ponta Negra, mais dois locais para a prática de atividades físicas aos domingos. Mas não para por aí. Já estamos realizando um levantamento para levar esta iniciativa ainda este ano ao público da zona Leste, com a criação da Faixa Liberada na Avenida Itaúba”, concluiu Damasceno.
Texto: Fábio Leite
Fotos: Antônio Lima/Semjel