Cobertura da atenção básica de saúde em Manaus segue avançando e alcança quase 90%
28/10/2024 18h32
Mantendo o crescimento constante registrado ao longo dos últimos três anos, a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) em Manaus atingiu 89,65%, em abril de 2024, conforme dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira, 2/9.
O avanço reflete os investimentos da Prefeitura de Manaus para o aprimoramento da assistência básica na capital amazonense, com ações para a modernização da rede de atenção primária e a renovação do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre outras melhorias.
O novo percentual marca um avanço de 90% na cobertura da atenção básica em Manaus em relação ao ano de 2021, quando o município registrava 47,24% de cobertura. O índice é ainda superior à média nacional, de 83,94%, e também às médias do Amazonas e da região Norte, respectivamente de 82,92% e 81,16% de cobertura.
Manaus aparece em quarto lugar no ranking de cobertura da APS, entre as capitais com população acima de 1 milhão de habitantes, atrás de Belo Horizonte, que registra 100% de cobertura, Fortaleza (95,93%) e Rio de Janeiro (91,77%).
O cálculo da cobertura dos serviços de Atenção Básica em um município ou região leva em conta a quantidade de equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), e os usuários vinculados a essas equipes a partir dos atendimentos nas unidades de saúde básica. O aumento da cobertura da APS no território propicia o acesso do cidadão aos serviços de saúde de forma mais ampla.