Profissionais da prefeitura orientam usuários para prevenção e controle do diabetes em ação de saúde
14/11/2025 13h48
#paratodosverem – Profissionais da Semsa orientando usuários para prevenção e controle do diabetes no Dia Mundial do Diabetes em unidade de saúde
Profissionais da Prefeitura de Manaus promoveram, na manhã desta sexta-feira, 14/11, uma ação educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) Silvio Santos, na zona Oeste, ofertando orientações aos usuários sobre cuidados para a prevenção e o controle do diabetes. A atividade integra a agenda da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) referente ao “Dia Mundial do Diabetes”, celebrado nesta data, e ao “Novembro Diabetes Azul”, mês voltado à conscientização sobre a doença.
Durante a ação, profissionais de saúde da Silvio Santos se revezaram na apresentação de palestras sobre o diabetes, seus fatores de risco e as complicações decorrentes da condição, caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue. As equipes conduziram ainda práticas de atividades físicas com os usuários, com exercícios de alongamento e de prevenção de incapacidades causadas por lesões diabéticas.
A gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Oeste da Semsa, Flávia Alves da Silva, destacou a importância de disseminar o conhecimento sobre o diabetes e seus impactos na qualidade de vida e na saúde, no sentido de estimular a prevenção e o cuidado com a doença entre a população.
“O diabetes é hoje motivo de preocupação para os órgãos de saúde, por conta do número crescente de casos no mundo. Informar e orientar é essencial para que as pessoas possam se prevenir e, para quem já vive com essa condição, atuar para evitar complicações de saúde”, apontou a gerente.
Um dos profissionais participantes da ação foi o médico da USF Silvio Santos, William Veras, que explicou sobre o diabetes e a forma como ele afeta o metabolismo do açúcar no corpo, e pontuou fatores de risco hereditários e externos, formas de tratamento e complicações de saúde. Ele enfatizou o papel da alimentação para a prevenção e o controle da doença, orientando os usuários para evitar o excesso de carboidratos e adotar uma dieta mais equilibrada no dia a dia.
“Muitos usuários diabéticos não sabem o que é o diabetes, como ele muda o metabolismo, qual a alimentação adequada, e por isso trabalho muito a questão da alimentação e da adesão ao tratamento. Quando o paciente compreende sua condição, consegue se cuidar melhor”, disse.
Ao lado das palestras, os comunitários da zona Oeste participaram de atividades físicas sob a orientação da enfermeira da USF Silvio Santos, Andréa Nunes. Além do alongamento, a profissional de saúde ensinou práticas de exercícios para os pés, com o uso de bolinha de isopor e liga elástica, para a prevenção de incapacidades decorrentes de lesões diabéticas, que são complicações comuns associadas à doença.
“A atividade física beneficia tanto o usuário que busca se prevenir como o que já convive com o diabetes, trazendo melhoria da saúde mental e física e favorecendo a musculatura e a flexibilidade. Orientamos os usuários a adotarem essas práticas para evitar doenças futuras”, afirmou.
A doméstica Ivanice Costa, de 55 anos, uma das usuárias da USF Silvio Santos, contou que convive com o diabetes há 25 anos, hoje utilizando insulina e fazendo acompanhamento na rede básica para o controle da condição. Na ação de saúde, ela aproveitou para tirar dúvidas sobre o que incluir ou não na alimentação do dia a dia.
“Gostei muito da palestra, tirei várias dúvidas e já vou limitar algumas coisas na dieta. Eu já sabia que o pão faz mal e comia tapioca, mas ela também leva o açúcar lá em cima. Como o médico disse, você não precisa deixar de comer, mas precisa ter um limite”, relatou.
Campanha
Como parte da programação do “Novembro Diabetes Azul”, a Semsa vem promovendo, ao longo deste mês, ações de educação em saúde em toda a rede municipal, além de intensificar a oferta de serviços e de exames para monitoramento e prevenção de complicações de saúde de usuários com diabetes, já ofertados na rotina da Atenção Primária.
A agenda abrange ações em mais de 60 unidades de saúde de todas as zonas geográficas do município, Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, incluindo palestras e rodas de conversa sobre temas como alimentação saudável, atividade física, controle glicêmico, além de cursos práticos de autocuidado e prevenção de agravos relacionados ao diabetes.

— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa


