Prefeitura de Manaus orienta usuários de unidades de saúde para combate à violência contra pessoa idosa

Por Prefeitura de Manaus

06/10/2025 16h33

Icone audio
Ação educativa #paratodosverem – Profissionais da Semsa realizando planejamento para ação educativa nas unidades de saúde para combate à violência contra pessoa idosa

As unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, promovem, neste mês de outubro, ações educativas junto aos usuários nas salas de espera, com foco na valorização e no respeito à pessoa idosa. As atividades ocorrem dentro da operação ” Virtude”, iniciativa nacional voltada ao enfrentamento da violência contra idosos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Semsa, Eliny Rocha, relata que as unidades de saúde estão intensificando as ações de educação voltadas à prevenção da violência contra a pessoa idosa, que são desenvolvidas durante todo o ano na rede de Atenção Primária.

“Estamos promovendo palestras nas salas de espera das unidades de saúde, ao longo de todo este mês, orientando não só os idosos, mas também adultos, jovens e crianças que estão nas salas de espera”, informa a gestora.

Nas ações, as equipes de saúde informam aos usuários sobre os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, Lei nº 10.741/2003, os tipos de violência, os canais para denúncia ou assistência, entre outros temas.

A servidora complementa que, também em atendimento à operação “Virtude”, a Semsa está dando foco às notificações de casos de violência contra idosos, de modo a contabilizar os números de ocorrências no mês de outubro. Casos suspeitos ou confirmados identificados pelos serviços de saúde públicos e privados devem ser notificados de forma obrigatória à autoridade sanitária, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa.

Além do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, a Semsa participa da operação nacional, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que vem reforçando ações de fiscalização de instituições de longa permanência para idosos (Ilpis), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Manaus), que oferta suporte nas diligências da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (Decci), nos casos que necessitam de atendimento ou remoção de vítimas.

Vulnerabilidade e violência

Manaus tem 200.138 pessoas com idade de 60 anos ou mais, conforme dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Eliny Rocha explica que essa população é mais exposta a vulnerabilidades, incluindo doenças como diabetes, hipertensão e depressão, sendo em alguns casos dependente de cuidados de familiares e cuidadores para necessidades básicas.

“A violência contra a pessoa idosa ocorre principalmente no ambiente doméstico, numa relação de confiança, como quando um familiar recebe a senha do banco dessa pessoa idosa e subtrai valores”, relata a gestora. Além da violência financeira, Eliny acrescenta que os idosos podem sofrer outras formas, como violência física, psicológica e institucional, além da negligência.

A prevenção e o enfrentamento dessas violências, avalia Eliny, passam pela sensibilização de toda a população, incluindo crianças, adultos e jovens, para o apoio às pessoas idosas. “É importante a conscientização da sociedade como um todo, no sentido de respeitar e valorizar a pessoa idosa na família, compreender as suas vulnerabilidades e incentivar que ela tenha um envelhecimento ativo e saudável”, assinala.

Operação

A operação “Virtude” é uma iniciativa nacional de combate à violência contra pessoas idosas. No Amazonas, a programação teve sua abertura no Parque Municipal do Idoso (PMI), na última quarta-feira, 1º/10, com a previsão de seguir até o próximo dia 30.

Além da Semsa, a iniciativa integra a Fundação Doutor Thomas (FDT) e outros órgãos municipais e estaduais, além do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Defensoria Pública (DPE-AM), conselhos de defesa do idoso e instituições de ensino superior públicas e privadas.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa e Semcom