Prefeitura elabora mapa de georreferenciamento de comunidades indígenas da zona Norte

Por Prefeitura de Manaus

14/08/2025 16h16

Icone audio
Atendimento #paratodosverem – Jovem e bebê residentes em comunidade indígena da zona Norte recebendo atendimento de saúde da Semsa

Como parte das ações de saúde indígena, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, na manhã desta sexta-feira, 15/8, a apresentação do mapa de georreferenciamento das comunidades indígenas, localizadas na zona Norte da cidade.

O mapa foi elaborado pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte, a partir do trabalho das equipes de Agentes Indígenas de Saúde (AISs) que atuam nas comunidades, com o levantamento de informações sobre localização (longitude e latitude) e o perfil epidemiológico com informações sobre grupos de pessoas (crianças, adultos e idosos) e identificação de agravos como diabetes e hipertensão entre a população indígena.

A técnica de Saúde Indígena do Disa Norte, Isabelly da Costa Santos, explica que o mapa catalogou 30 comunidades indígenas na zona Norte de Manaus, com 42 etnias, e uma população de cinco mil pessoas.

“No início do trabalho de campo, há quatro anos, tínhamos o registro de duas comunidades indígenas na zona Norte. O mapeamento tornou possível descentralizar, de forma mais eficiente, o atendimento de acordo com a localização das comunidades e das unidades de saúde. Com isso, os indígenas podem ter acesso aos serviços mais próximos das residências, e sem sobrecarregar uma ou outra unidade de saúde”, explica Isabelly.

Além disso, a técnica aponta que as informações do Mapa são mais um instrumento para alinhar com os diretores das unidades de saúde sobre a execução de projetos voltados para a população indígena. “Isso é importante, porque algumas unidades de saúde têm duas ou três comunidades indígenas em suas áreas de abrangência. Em alguns casos, antes do georreferenciamento, as unidades de saúde não tinham informação sobre a localização de algumas dessas comunidades”, informa.

A apresentação do Mapa de Georreferenciamento vai acontecer nesta sexta-feira, durante programação na Associação Ineamanatã Apurinã, no conjunto Cidadão 12, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, com a presença de representantes de comunidades indígenas e promoção de atividades culturais, das 9h às 11h30.

“A apresentação será direcionada para a população indígena e é uma forma de garantir que saibam que a Semsa, por meio do Disa Norte, está atenta para o planejamento do atendimento em saúde de cada comunidade”, afirma Isabelly Santos.

Durante a ação, serão realizadas apresentações musicais com crianças do grupo Wainhamari e de dança com o grupo Wotchimaūcü; exposição de artesanato produzido por representantes das comunidades da Onça, Rei Davi e Wotchimaūcu; e desfile de roupas e bolsas indígenas.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa