Prefeitura de Manaus implanta pomar e canteiro de plantas medicinais no Saica da zona Leste

Por Prefeitura de Manaus

02/07/2025 16h45

Icone audio
Plantio #paratodosverem – Jovens integrante do Saica realizando o plantio de mudas durante ação ambiental da Semmasclima

O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, agora conta com pomar e canteiro de plantas medicinais, implantados, nesta quarta-feira, 2/7, pela Prefeitura de Manaus. As crianças e adolescentes atendidos no local participaram do plantio e da ação de educação ambiental realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima).

“A gestão do prefeito David Almeida prioriza a qualidade de vida das pessoas. Estas crianças e adolescentes que plantaram hoje irão diariamente cuidar do canteiro e do pomar, estando em contato com a natureza, usufruindo das plantas medicinais e futuramente das frutas. Queremos que elas cresçam como verdadeiros cidadãos, que cuidam do meio ambiente”, afirma o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

O Saica tem objetivo de acolher e garantir proteção integral ao público infanto-juvenil em situação de risco pessoal e social e de abandono. Na unidade da zona Leste, são atendidas 48 crianças e adolescentes, que participaram do plantio de 170 mudas frutíferas, de espécies como acerola, araçá-boi, açaí, bacaba, patauá, e palmeira-areca. No canteiro de medicinais, foram plantadas 224 mudas de 14 espécies, como sara-tudo, capim-santo, cidreira, boldo e terramicina.

A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Juliana Diz, explicou que a implantação da horta e do pomar é também um instrumento que reforça a qualidade alimentar, além de outros benefícios. “Com plantio e a semeadura, a educação ambiental e a importância da alimentação saudável são trabalhadas com estas crianças e adolescentes. É mais um instrumento para reforçar a rede de política de segurança alimentar”, enfatizou.

Na ocasião, houve a ação de educação ambiental sobre a preservação de espécies, como o sauim-de-coleira e a importância da proteção das áreas de cobertura vegetal, para a biodiversidade e qualidade de vida das pessoas. A população do entorno do Saica recebeu doação de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais durante a ação itinerante e semanal da Prefeitura de Manaus.

A professora e coordenadora do Saica, Francilucia Cavalcante, destaca este instrumento como estratégia na educação das crianças. “Cuidar do pomar e do canteiro será uma terapia para elas. Pela manhã, eles cuidarão das plantas, regando-as. Futuramente, poderão comer as frutas do pomar. De repente, muitos sairão daqui querendo ser futuros agrônomos”, pontuou.

Pomar urbano

A Prefeitura de Manaus realiza o mapeamento de vazios urbanos – áreas que podem receber plantio de espécies frutíferas e florestais, oferecendo serviços ambientais para a população, como frutas, sombreamento, melhora da sensação de calor e beleza natural, além de servir de alimento para a fauna, preservando espécies como o sauim-de-coleira e pássaros.

Neste ano, pontos onde antes eram locais de descarte irregular de resíduos foram limpos e transformados em pomares urbanos, como nos bairros Mauazinho e Monte das Oliveiras, na zona Norte. Outro pomar feito pela prefeitura foi implantado na clínica da família Carlson Gracie, na avenida Curaçao, no Nova Cidade. No local, o canteiro de plantas medicinais e hortaliças foi revitalizado, permitindo que o público atendido pela unidade de saúde e servidores o utilizem nas terapias realizadas pela equipe multidisciplinar.

A Prefeitura de Manaus também está plantando em escolas públicas municipais. Neste ano, uma horta com acessibilidade e pomar foram implantados no Centro Municipal de Educação Especial (Cmee) André Vidal de Araújo, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. Árvores frutíferas foram plantadas na escola municipal Arthur Cezar Ferreira Reis, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, além de outras unidades.

— — —

Texto e fotos – Taianna Castro/Semmasclima