Árvores da Avenida Getúlio Vargas recebem poda de manutenção e retirada de pregos

Por Prefeitura de Manaus

18/08/2013 22h42

Icone audio

A Prefeitura de Manaus realizou, ao longo da manhã deste domingo, 18, o trabalho de manejo da arborização urbana da Avenida Getúlio Vargas, no Centro.  O trabalho foi desenvolvido em conjunto por vários órgãos municipais e consistiu na realização do levantamento de copa das árvores existentes nas laterais da via, retirada de brotos e pregos enfiados nas árvores situadas no canteiro central. No total, foram realizados procedimentos em 93 indivíduos arbóreos situados nas laterais ao longo de toda a extensão da via e em 24 das 110 árvores do canteiro central. A ação faz parte do trabalho de revitalização da via, que passará a ter nova iluminação, além de projeto paisagístico e equipamentos urbanos renovados . O manejo foi feito em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), do Centro (Semc), Manaustrans, com apoio da Amazonas Energia.

De acordo com a chefe do setor de Corte e Poda da Semmas, Eliane Ramos, que acompanhou o trabalho, as ações de manejo e revitalização da arborização do Centro vêm sendo desenvolvidas desde o início da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, com uma especial preocupação com as árvores centenárias do Centro, com a retirada de erva de passarinho, avaliação de risco de queda, podas de manutenção e autorização para supressão, quando necessário. Na Avenida Getúlio Vargas, além da poda, foram feitos também trabalhos de limpeza e retirada de dezenas de pregos enfiados nas árvores do canteiro central. “Os pregos causam as chamadas injúrias mecânicas, o que torna as árvores mais suscetíveis a doenças e pragas”, explicou Eliane Souza.

Segundo ela, os procedimentos realizados neste domingo servirão também para a adequação da arborização da via às novas luminárias que serão colocadas na Getúlio Vargas.  A revitalização da avenida contará ainda com o plantio de pelo menos mais 53 mudas nas laterais, com a finalidade de criar conectividade entre as árvores e aumentar o conforto térmico da área.

Júlio Pedrosa – Ascom-Semmas
8218-6660 e 8842-1243