À meia-noite, prefeito Renato Junior mobiliza limpeza, asfaltamento e assina ordens de serviço para reforma de passarelas, viadutos e canteiros centrais em Manaus
08/07/2026 10h12
#paratodosverem – Prefeito de Manaus, Renato Junior, conversando com servidores municipais durante força-tarefa na capital
À meia-noite desta quarta-feira, 8/7, data que marca os 100 primeiros dias de gestão, o prefeito de Manaus, Renato Junior, escolheu o trabalho para representar o momento. Da virada do dia até as primeiras horas da manhã, mobilizou equipes e acompanhou de perto ações simultâneas de limpeza urbana, asfaltamento, recuperação de canteiros centrais e reformas de passarelas e viadutos em diferentes zonas da capital, reforçando o ritmo acelerado que tem marcado o início da administração.
“Estamos em um ritmo acelerado de trabalho. Nesses 100 dias, trabalhamos de manhã, de tarde, à noite e de madrugada. Aproveitamos o período noturno, quando o trânsito é mais tranquilo, para intensificar os serviços de tapa-buracos, limpeza, poda e iluminação pública. Também estamos utilizando novas tecnologias, como o caminhão TBR, que garante mais qualidade ao asfaltamento. O verão amazônico é curto e precisamos aproveitar cada minuto para entregar resultados para a população”, afirmou o prefeito.
Da zona Leste ao Centro
O roteiro da madrugada começou na rua Brigadeiro Hilário Gurjão, conhecida como Fuxico, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, com as equipes realizando serviços de limpeza urbana e recuperação asfáltica. Em seguida, o prefeito Renato Junior, acompanhou a recuperação do canteiro central da avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, zona Norte, onde assinou a ordem de serviço para revitalização de 10 canteiros centrais em importantes corredores viários da capital.
Na avenida Max Teixeira, o prefeito autorizou o início da reforma de 10 passarelas e vistoriou uma frente de limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Já no viaduto Miguel Arraes, assinou a ordem de serviço para a recuperação da estrutura, que integra um pacote de 10 viadutos contemplados pela prefeitura.
Na rua Cirilo Neves, no bairro Compensa, Renato Junior acompanhou equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) utilizando o caminhão TBR na recuperação do pavimento. A agenda foi encerrada na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, onde vistoriou o mutirão de limpeza da Semulsp e os serviços de asfaltamento executados durante a madrugada.

Infraestrutura
Nos primeiros 100 dias de gestão, a Prefeitura de Manaus executou serviços em 1.501 vias por meio da operação “Tapa-Buracos”, recapeou 22 vias, implantou 21.097 pontos de iluminação pública e realizou 90 obras simultâneas, além de manter grandes intervenções estruturantes em execução, como o complexo viário Passarão e a passarela da avenida Torquato Tapajós.

Limpeza reforçada
Na limpeza urbana, a gestão ampliou o efetivo com 500 novos garis, totalizando mais de 1.500 trabalhadores diariamente nas ruas. Nesse período, foram recolhidas 269 mil toneladas de resíduos, retiradas 81,7 mil toneladas de lixo de mais de 200 pontos de descarte irregular e incorporados robôs de roçagem e novos equipamentos para modernizar os serviços executados pela Semulsp.
O subsecretário da Semulsp, Laurimar Costa, destacou que a força-tarefa integra o cronograma permanente de manutenção urbana da prefeitura e reforça o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais limpa, organizada e segura.
“Esta é mais uma ação que reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a limpeza urbana e a qualidade de vida da população. Estamos atuando de forma integrada em diferentes pontos da cidade para manter ruas e avenidas limpas, bem cuidadas e seguras para todos os cidadãos”, destacou Laurimar.

Comunidade
Moradores e comerciantes acompanharam os trabalhos e elogiaram a iniciativa. O estudante Paulo Sampaio ressaltou a importância da conscientização da população para manter a cidade limpa. “As pessoas olham para esse trabalho e entendem que cada um também precisa fazer a sua parte para cuidar da cidade e respeitar os espaços públicos”, disse.
Já Ryam Sampaio destacou os benefícios da ação para a população. “A qualidade de vida melhora quando vemos a cidade limpa e organizada. É muito importante que esse trabalho continue acontecendo”, comentou.
O comerciante José Augusto também parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Manaus e destacou os reflexos positivos da ação para a comunidade.
“Está muito legal ver esse trabalho acontecendo. Além de deixar a cidade mais bonita, é uma ação que beneficia toda a população e promove mais inclusão social”, pontuou.
A força-tarefa integra o cronograma permanente de manutenção urbana da Prefeitura de Manaus, reunindo diferentes órgãos municipais para garantir uma cidade cada vez mais limpa, organizada e com mais qualidade de vida para a população.

— — —
Texto – Alessandra Taveira/Semcom-Prefeito e Deborah Azevedo/Semcom
Fotos – Carlos Oliveira/Semcom-Prefeito e Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCYvZy


