Educação da Prefeitura de Manaus é destaque em conferência internacional

Por Prefeitura de Manaus

13/04/2026 11h45

Icone audio
Evento #paratodosverem – Diretor do Dage da Semed, Luiz Oliveira, palestrando durante a conferência internacional “Investindo no hoje, transformando o amanhã”

As iniciativas desenvolvidas na rede municipal de ensino pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram destaques na conferência internacional “Investindo no hoje, transformando o amanhã”, realizada, entre os dias 8 e 9/4, no Suriname. O evento, que reuniu representantes de mais de 15 países para discutir inovação, tecnologia e desenvolvimento educacional, teve como foco a troca de experiências entre nações, com destaque para estratégias voltadas à valorização profissional e à melhoria do ambiente escolar.

Durante a programação, especialistas e gestores educacionais compartilharam práticas exitosas em seus países, promovendo um amplo diálogo sobre políticas públicas voltadas à educação.

Representando Manaus, o diretor do Departamento de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Luiz Oliveira, destacou que a participação do município possibilitou apresentar iniciativas desenvolvidas na rede municipal, especialmente aquelas voltadas à integração entre tecnologia e práticas pedagógicas.

“Um dos principais pontos apresentados foi o avanço da conectividade nas escolas, permitindo a implementação de projetos educacionais que atendem tanto a zona urbana quanto as comunidades ribeirinhas. A similaridade geográfica entre Manaus e o Suriname despertou o interesse de outros participantes pelo modelo adotado na capital amazonense, especialmente pela capacidade de adaptar soluções educacionais a diferentes realidades”, explicou Luiz.

Essa integração com a tecnologia possibilitou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas municipais conseguissem um avanço histórico, alcançando a melhor nota de sua história e sendo destaque nacional.

Além da apresentação das ações, a comitiva também compartilhou os resultados obtidos pela rede municipal de ensino. Entre os avanços, está a melhoria nos índices de desenvolvimento da educação básica, com a saída da 9ª para a 5ª colocação, resultado atribuído à implementação de projetos, programas e políticas educacionais integradas.

“Foram apresentados os resultados alcançados, evidenciando a evolução do município, que saiu da 9ª posição para a 5ª colocação nos índices de desenvolvimento da educação básica. Esse avanço é resultado da união de projetos, atividades e ações que vêm sendo implementadas na rede, contribuindo de forma significativa para a melhoria da qualidade da educação em Manaus”, finaliza o diretor.

#paratodosverem – Evento internacional

— — —

Texto – Alexandre Abreu/Semed

Fotos – Divulgação/Semed