Visa Manaus fiscaliza supermercados em nova edição da operação ‘Natal com Saúde’
18/12/2025 17h40
#paratodosverem – Fiscais da Visa Manaus realizando fiscalizando em estabelecimento comercial durante operação
A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, nesta quinta-feira, 18/12, a uma nova edição da operação “Natal com Saúde”, para fiscalizar as condições sanitárias dos alimentos vendidos nos supermercados da capital amazonense.
Os fiscais da gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus inspecionaram dez supermercados, localizados no Centro e na zona Sul da cidade, para verificar as condições de higiene e conservação dos alimentos vendidos ao público. Foram observados aspectos como a adequação das instalações e equipamentos utilizados para abrigar e expor os alimentos, a presença das informações obrigatórias nas embalagens e o cumprimento dos prazos de validade, dentre outros.
A operação é realizada tradicionalmente pela Visa Manaus nos dias que antecedem o Natal, quando há um grande aumento da procura pelos alimentos que serão consumidos nas festividades do Natal e Ano Novo. “A Prefeitura de Manaus acompanha essa movimentação e monitora a segurança desses produtos, contribuindo para que alimentos contaminados, vencidos ou em outras condições impróprias não ponham em risco a saúde da população”, afirma a diretora da Vigilância municipal, Maria do Carmo Leão.
O primeiro dia do “Natal com Saúde” registrou três ocorrências de alimentos em situação irregular. Os fiscais apreenderam e inutilizaram 20 quilos de salsichas sem identificação de origem, 1 quilo de mortadela vencida e 3 quilos de presunto com características organolépticas alteradas (aspecto do alimento diferente, sugerindo má conservação). Os fiscais ofereceram orientações sobre as boas práticas sanitárias para os funcionários dos supermercados e a população.
Monitoramento
Desde 2021, a operação “Natal com Saúde” vem produzindo resultados expressivos no monitoramento da segurança dos alimentos em Manaus. Naquele ano, foram fiscalizados 50 estabelecimentos, dos quais 5 foram autuados por irregularidades sanitárias constatadas durante as inspeções; 793 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo humano foram apreendidos, inutilizados e descartados.
Em 2022, foram fiscalizados 31 supermercados, dos quais 15 foram autuados; 2 toneladas de alimentos foram retiradas de circulação.
Já em 2023, a Visa Manaus chegou a um total de 64 estabelecimentos fiscalizados e 12 autuações, bem como a um número recorde de 7,3 toneladas de alimentos sendo apreendidos e descartados.
Em 2024, foram 63 locais fiscalizados e 11 autuações; o total de alimentos tirados de circulação foi de 1 tonelada.
Recomendações de segurança
A Visa Manaus orienta que, na hora da compra, o consumidor verifique sempre a data de validade e a integridade da embalagem. Os alimentos gelados e congelados devem ser pegos por último. Os congelados não podem apresentar partes moles, indicando descongelamento, nem alterações na textura.
Para higienização de frutas e legumes, a orientação é que sejam bem lavadas em água corrente, sem uso de sabão ou detergente, permanecendo de molho em solução de água sanitária (uma colher de sopa para cada litro de água) por 15 minutos e depois enxaguadas.
Em relação ao descongelamento, a Visa alerta que os alimentos devem ser descongelados na geladeira, nunca em temperatura ambiente e que os marinados devem ser mantidos refrigerados até a hora de serem levados para o cozimento.
Comuns na ceia de fim de ano, as aves devem ser cozidas por, no mínimo, uma hora, e o pernil, por pelo menos duas horas. No preparo, deve-se utilizar água potável.
Para facilitar o descongelamento, a Visa orienta que os alimentos sejam congelados em porções menores, bem embalados, e em freezer com temperatura de -18ºC. Alimentos que já foram descongelados não devem ser congelados novamente.
Na hora do preparo, a orientação é que sejam utilizados utensílios (faca, tábua) diferentes para alimentos crus e cozidos, devendo-se também evitar o contato entre os crus e os preparados.
Além disso, as mãos devem ser bem lavadas antes de manusear os alimentos e as sobras devem ser guardadas na geladeira em, no máximo, 2 horas após a refeição.
A falta de cuidados com os alimentos traz risco de doenças, algumas fatais. Entre os sintomas de doenças transmitidas por alimentos, estão dor abdominal, diarreia, náuseas, calafrios, febre e dor de cabeça.
Os sinais podem aparecer entre 30 minutos e 15 dias após o contato com alimentos impróprios, que estejam, por exemplo, contaminados por bactérias como Salmonella ou Escherichia coli.
Caso a pessoa apresente algum sintoma de contaminação alimentar, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
—– —– —–
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa
Fotos – Cristian Guerreiro e Hellen Miranda/Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCE9xS


