Prefeitura de Manaus encerra capacitação em Turismo de Base Comunitária na RDS do Tupé
21/09/2025 18h19


A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), encerra, neste domingo, 21/9, a terceira e última etapa do curso de capacitação em Turismo de Base Comunitária, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, como parte do projeto Vivências Amazônicas.
A iniciativa, voltada a jovens e adultos de comunidades com potencial turístico, promoveu um total de 270 horas de formação ao longo de três etapas, no bairro Colônia Antônio Aleixo, centro histórico e RDS do Tupé, beneficiando aproximadamente 300 participantes.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, ressaltou que a ação representa um marco no fortalecimento do turismo comunitário em Manaus. “O Turismo de Base Comunitária é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento. Cada morador capacitado se torna um multiplicador de conhecimento e um agente ativo na construção de um turismo mais humano, sustentável e conectado à nossa identidade cultural”, destacou.
Com 90 horas de carga horária apenas na etapa final, o curso ofereceu conteúdos essenciais para o fortalecimento do turismo local. Entre os eixos formativos, estiveram: Desenvolvimento e Capacitação do Ecossistema do Turismo Local, que abordou mercado do turismo na Amazônia, ética na comunicação, boas práticas e manipulação de alimentos, ecoturismo comunitário e criação de roteiros turísticos; Empreendendo no Turismo, com mentalidade empreendedora, excelência no atendimento ao turista e planejamento estratégico para negócios locais; e Inclusão Digital e Marketing Pessoal, com foco em redes sociais, marketing pessoal e estratégias para pequenos empreendimentos.
Como forma de aplicar na prática o aprendizado adquirido, as comunidades Livramento, Fátima e Abelha elaboraram um roteiro turístico, oferecendo um dia de vivência para as equipes que acompanharam o projeto como os instrutores do curso, equipe de monitoramento da Manauscult e setor de turismo.
A atividade foi considerada um sucesso e demonstrou a capacidade dos moradores em planejar e conduzir experiências turísticas de qualidade, alinhadas ao que foi ensinado durante a capacitação. Além do exercício prático, os participantes receberam certificados de conclusão, marcando o encerramento do ciclo formativo.
Para Daniel Silva, participante do curso e morador da comunidade, a experiência foi transformadora. “Estamos muito felizes em poder aplicar tudo o que aprendemos. Preparar e conduzir esse roteiro foi especial, porque mostramos na prática o que é o turismo comunitário e proporcionamos um verdadeiro passeio turístico. Isso nos dá confiança de que podemos receber visitantes de forma profissional e acolhedora”, afirmou.
Todas as etapas do programa contaram com o acompanhamento da Comissão de Monitoramento da Manauscult, garantindo a qualidade do processo formativo.
O projeto Vivências Amazônicas integra as ações da Prefeitura de Manaus que têm como objetivo fortalecer a cultura e o turismo como vetores de inclusão social, geração de renda e valorização das comunidades tradicionais e urbanas da cidade.

— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Fotos – Thelson Souza/Manauscult