Ação itinerante da Prefeitura de Manaus no Viver Melhor 2 promove cursos preparatórios para o Distrito Industrial

28/09/2023 19h06

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta quinta-feira, 28/9, diversas ações de capacitação profissional voltadas a atuações no Distrito Industrial. Os cursos estão sendo realizados, das 8h às 12h, na avenida da Conquista, no residencial Viver Melhor 2, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte da capital.

A iniciativa visa beneficiar os moradores com qualificação por meio de cursos de frentista, Treinamento Básico Operacional (TBO) e Norma Regulamentadora (NR 12), que se classificam como formações de exigência no Distrito Industrial de Manaus.

“A comunidade tem recebido com entusiasmo a ação itinerante. O poder público demonstra seu compromisso com a cidade, incentivando o trabalho, o empreendedorismo e a inovação para garantir que todos os cidadãos desfrutem de seus benefícios”, enfatizou Radyr Júnior, secretário da Semtepi.

Além dessas atividades, a programação também conta com outras ações, como os serviços do Sine Manaus, que já atendeu, no local, mais de 130 pessoas e encaminhou cerca de 45 trabalhadores para o mercado de trabalho.

“Nós estamos com um ótimo número de atendimentos e encaminhados neste segundo dia de ação. Aguardamos um público maior para amanhã e ainda há vagas disponíveis. A proposta é trazer os serviços da prefeitura para as comunidades, dando oportunidade às pessoas que têm dificuldades de acessar os serviços nos órgãos municipais”, frisou o diretor do Sine Manaus, Pedro Lima.

Durante o curso de frentista, a professora Itaí Medeiros destacou os desafios e objetivos da capacitação para a comunidade. Segundo ela, para ser um bom profissional, é preciso muito mais que apenas conhecimento.

“Frentista é um emprego muito competitivo no mercado. Por isso, hoje nós abordamos temas como trabalho em equipe, as características essenciais para se destacar, a adaptação ao ambiente e a conexão com o trabalho e o cliente. Essa é uma proposta muito boa da prefeitura. Os alunos estão muito animados com as aulas “, ressaltou a instrutora.

A aluna Izaneide Costa não mediu esforços para participar dessa oportunidade em seu bairro. Desempregada há três anos, a moradora decidiu investir em conhecimento e se candidatar a uma vaga de emprego no Sine Manaus.

“A minha expectativa não era tão grande até eu vir e fazer o curso. As aulas estão sendo maravilhosas, a estrutura, o momento de tirar dúvidas e as oportunidades de mercado são inúmeras. Gostei muito quando nos ensinaram sobre atendimento ao público e o funcionamento do posto de gasolina. Indico todos a virem aproveitar essa experiência única”, descreveu Izaneide.

Ao final da tarde, a programação segue com um aulão de ritmos para interessados em manter a saúde física e a boa forma. E a noite encerrará animada com as apresentações musicais de Marcos Lima, e Mikael e banda.

Confira a programação de sexta-feira, 29

Atendimento Sine Manaus – 8h às 15h