A Semtepi
Icone audio

Dúvidas Frequentes

O que é a Semtepi?
A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) vem implementando políticas públicas ofertando qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural visando a geração de trabalho, emprego e renda.

Tem como objetivos promover qualificação profissional; Apoiar o desenvolvimento do artesanato local e demais atividades de Economia Solidária; Promover a distribuição de renda, através da inserção ou reinserção de trabalhadores no mercado de trabalho.

Também tem sua atuação voltada para o ecossistema da inovação, promovendo feiras e eventos que ampliam os debates sobre ações e projetos inovadores, fomentando a cultura da inovação e tecnologia no âmbito do empreendedorismo.

Quais os serviços do Sine Manaus?
No Sine Manaus o trabalhador recebe atendimento gratuito para cadastro, entrada no seguro-desemprego e orientações sobre CTPS.

Como concorrer a vagas de emprego?
O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou pelo site http://gov.br/trabalho, e em seguida acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro.

Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas ofertadas, o candidato deve comparecer a um dos postos do Sine Manaus (av. Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul) e Shopping Phelippe Daou (av. Camapuã, nº 2.939, bairro Jorge Teixeira, zona Leste), portando comprovante de vacinação (Covid-19) e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais.

O atendimento no Sine Manaus é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Como solicitar Carteira de Trabalho?
A partir de 2019, a Carteira de Trabalho física foi substituída pela Carteira de Trabalho Digital em todo o território brasileiro. Para obtê-la o trabalhador deve acessar o portal do Governo Federal https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho ou baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.

Como solicitar Seguro-Desemprego?
Para receber orientação ou solicitar o Seguro-Desemprego, os trabalhadores devem se dirigir a um dos postos do Sine Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Como participar dos cursos profissionalizantes?
Para concorrer a vagas gratuitas de cursos profissionalizantes ofertadas pela Semtepi é preciso estar atento aos critérios de participação e ao período de inscrição divulgados nas redes sociais e portal da Semtepi.

Como se inscrever para os benefícios voltados a empreendedores?
Para concorrer aos benefícios gratuitos lançados pela Semtepi é preciso estar atento aos critérios de participação e ao período de inscrição divulgados nas redes sociais e portal da Semtepi.

Como funciona o Casarão da Inovação Cassina?
O Casarão da Inovação Cassina tem como objetivo fomentar, apoiar e desenvolver atividades de cunho inovador, tecnológico e empreendedor na cidade de Manaus.

Para atender a população gratuitamente, o prédio dispõe de salas de reuniões, espaço coworking com 54 estações, sala de amostra, duas salas de co-criação, lounge, sala de formação e espaço café. O espaço não está aberto para visitação cultural ou sessão de fotos.

Agendamentos devem ser realizados pelo link: https://minhaagendavirtual.com.br/casaraodainovacaocassina

Como participar das feiras de artesanato?
Para participar das feiras de artesanato promovidas pela Semtepi, é preciso estar cadastrado no departamento de Economia Solidária e Criativa da secretaria. O banco conta hoje com mais de 1.500 artesãos cadastrados. O formulário para cadastro está disponível no link https://forms.gle/hNw6QJh3itGXH2hB6 (Cadastro temporariamente suspenso)

Os serviços da Semtepi são gratuitos?
Todos os serviços disponibilizados pela Semtepi são totalmente gratuitos para a população local, os cidadãos precisam somente estar atentos aos critérios de participação.