Prefeitura de Manaus desobstrui rede de drenagem e asfalta beco na zona Oeste da cidade

08/02/2023 17h02

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua, nesta quarta-feira, 8/2, de forma emergencial em trecho do beco São Miguel, no bairro Lírio do Vale I, zona Oeste. Uma cratera se formou na lateral da via, ocasionada pelo rompimento da rede de drenagem no local.

As equipes substituíram os tubos danificados por peças novas, que irão garantir a vazão correta das águas da chuva. O serviço está, agora, na etapa de finalização, com a recuperação asfáltica do trecho afetado. Caçambas e rolos são utilizados para compactar o solo, durante a aplicação de 20 toneladas de massa asfáltica, que devolverá a trafegabilidade na via.

De acordo com a responsável pela obra, engenheira Socorro Diniz, o rompimento de uma rede de drenagem é sempre uma situação complexa, sobretudo quando próximo às edificações, o que requer pronta-resposta e planejamento de todas as ações, para não comprometer a estrutura das residências.

“Estamos de olho, atentos a tudo, e ao menor sinal de rompimento de tubos, intervimos de imediato, para minimizar os impactos e os transtornos na vida dos moradores, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior. Aqui, estamos na fase final de aterramento e recuperação asfáltica para devolver a via de forma segura para a população”, explica a engenheira.

Simultaneamente, as equipes de obras trabalham na recuperação asfáltica da travessa São Joaquim, no bairro Redenção, e em diversos serviços de recuperação de redes de drenagem.

Esses serviços fazem parte do cronograma de trabalho do Distrito de Obras da área, que realiza as visitas e programa os trabalhos semanalmente, promovendo ações de revitalização asfáltica, recuperação de drenagens profundas e superficiais e a recuperação de meio-fio, calçadas e sarjetas.

Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as vias da cidade para chegar, ainda neste ano, à marca de 10 mil ruas atendidas.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf