Prefeitura atua para fechar cratera na avenida Constantino Nery

Por Prefeitura de Manaus

11/02/2024 14h39

Icone audio

Uma cratera se abriu na avenida Constantino Nery, em trecho do bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, no final da tarde de sábado, 10/2. Em menos de 24 horas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mobiliza equipes para atuar na recuperação da via. 

Em vistoria ao canteiro de obras na manhã deste domingo, 11/2, o engenheiro e subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, explica as causas da erosão na via. “Identificamos um problema na galeria de águas pluviais. A tubulação já apresentava riscos de rompimento, mas, com a forte chuva de ontem, sábado, houve uma sobrecarga em, ao menos, dez tubos”.

Uma erosão de cinco metros de profundidade se abriu na pista, acarretada pela sobrecarga nos tubos que estão interligados à galeria. O subsecretário afirma que, por precaução, as equipes vão escavar mais a via para avaliar possíveis outros tubos danificados. 

“É uma ação necessária para que não fiquem sequelas da obra na via e, claro, para que o problema não seja reincidente no local. Se for o caso, substituiremos não só esses três tubos, mas o que mais for necessário ser feito”, disse Efrain. 

Após avaliação, o corpo técnico constatou o desgaste na tubulação que foi implantada há pelo menos 20 anos e, desde então, não recebe manutenção. 

O engenheiro sinaliza que obras como essa costumam ser executadas dentro de prazos curtos, mas, a depender de intempéries e problemas logísticos, o serviço pode se estender. 

“Estamos à mercê do tempo, da movimentação nesse local e do que formos identificando no decorrer da obra. Podemos vislumbrar uma conclusão até o fim das festividades de Carnaval, na quinta-feira, dia 15. Vamos aproveitar esse período de baixo fluxo para acelerar a obra”. 

Riscos 

De início, um poste de fiação elétrica teve de ser isolado para não comprometer a segurança e a integridade da equipe. Outros cabeamentos de telefonia e gás, submersos na via, sinalizam as minúcias de trabalho cauteloso que a equipe deve empregar. 

“A concessionária de energia está avisada, mas por se tratar de algo que conseguimos contornar, não houve a necessidade de atuação conjunta. Mas estamos em contato, para qualquer necessidade”, afirma Aragão. 

—-

Texto – Alessandra Taveira e Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Márcio Melo e Victor Hugo / Seminf

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBdLtd