Prefeitura inicia recapeamento de 8 mil metros quadrados de pavimento no viaduto Miguel Arraes

Por Prefeitura de Manaus

19/02/2024 12h41

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inicia a obra de recapeamento no viaduto Miguel Arraes, zona Centro-Sul. Mais de 8 mil metros quadrados de pavimento deteriorado serão substituídos por nova camada asfáltica.

Os trabalhos iniciaram no domingo, 18/2, com a etapa de fresagem, que é a fase primária de retirada do asfalto antigo e preparação da base para receber o novo pavimento. Mais de 30 trabalhadores estão envolvidos na obra.

Conforme o secretário de Obras, Renato Junior, a equipe técnica identificou, durante vistoria ao equipamento, “degradações” nas vias. “Foi constatada essa necessidade de manutenção no viaduto. O prefeito David Almeida tem metas de melhorias para a mobilidade urbana em Manaus e, por isso, determinou que acrescentássemos ao projeto de alargamento da avenida Ephigênio Salles uma melhoria no pavimento degradado, que se estendeu para esse trecho”.

O secretário afirma que as obras acontecem após a execução do projeto de alargamento. Na primeira semana de fevereiro, as equipes já faziam a reconstrução de calçada e meio-fio.

“Estamos trabalhando em um pacote de mobilidade para a capital amazonense. É um trabalho complexo. Transformamos a avenida Ephigênio Salles em uma via expressa, retiramos o semáforo na frente ao Tribunal de Contas do Estado e construímos uma passarela. Realizamos, ainda, o alargamento da via e adicionamos uma terceira faixa, no trecho da avenida Mário Ypiranda Monteiro até a Via Láctea. Agora, estamos fazendo o recapeamento do viaduto Miguel Arraes que interliga as avenidas”, explicou Renato Junior.

As obras acontecem no período noturno. No fim de semana, as equipes anteciparam a etapa de fresagem. Na noite desta segunda-feira, 19/2, os trabalhadores avançam para a imprimação e aplicação de mil toneladas de massa.

O serviço envolve máquinas pesadas, como fresadoras, caminhão espargidor, rolo compactador, vibroacabadora, para entregar à população o viaduto com pavimento novo e seguro.

O viaduto Miguel Arraes foi inaugurado em 2008. Foi construído para interligar as avenidas Ephigênio Salles, Mário Ypiranga Monteiro, Darcy Vargas e Maceió, na zona Centro-Sul de Manaus. 

— — —

Texto – Valesca Martins/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBeH7Z