Técnica de ‘hidrossemeadura’ é utilizada pela prefeitura para conter erosão no Nova Cidade

26/04/2024 14h17

Técnica de ‘hidrossemeadura’ #paratodosverem – Servidor da Seminf executando serviços finais para conter erosão no Nova Cidade

Na fase final da contenção de uma erosão de 23 metros de profundidade na rua Albânia, no bairro Nova Cidade, zona Norte, a Prefeitura de Manaus utiliza a técnica de “hidrossemeadura” no declive do talude. A obra chega a 90% de execução do projeto.

Conforme corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o método é empregado em quase todas as obras em erosões e serve para acelerar o desenvolvimento do gramado e recuperar a vegetação típica do local, devido aos aditivos aplicados, propiciando um crescimento saudável do plantio.

O procedimento consiste na colocação de sementes sobre o talude. Primeiramente, o material é misturado em um tanque, em que são colocados cinco tipos de sementes, fertilizantes, composto orgânico e uma massa pastosa, que ajuda a fixar a mistura no solo. O lançamento é feito com mangueiras apropriadas.

“Esse trabalho evita novos processos erosivos, melhorando a estabilidade do talude e, consequentemente, dando segurança à comunidade”, explica o secretário de Obras, Renato Junior.

A aposentada Cleonice Cunha, de 75 anos, enfrentava o medo de conviver com a erosão, que, com o passar do tempo, se aprofundou. Ela conta que até pensou em mudar de endereço. “Só tenho de agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, por ter nos ajudado. Aqui estava muito feio. Eu até me preparei para me mudar, porque a erosão cresceu tanto que eu fiquei com medo de chegar na minha casa. Agora, eu ando aliviada”, disse.

A Prefeitura de Manaus recuperou o talude de 23 metros de profundidade, fez o reaterro e a limpeza, construiu uma escada hidráulica de 60 metros para o escoamento adequado da chuva, e agora trabalha na etapa final de hidrossemeadura. A partir desta sexta-feira, nos próximos cinco dias, as equipes iniciam o processo de germinação. Em 45 dias, estima-se que a grama esteja visível.

“Essa é mais uma área da zona Norte que era considerada de grande preocupação e ameaça para a comunidade. Hoje contemplamos esse avanço da etapa final. Outras áreas em diferentes zonas vêm sendo reestruturadas. É um grande trabalho simultâneo, no ritmo da gestão David Almeida”, ressalta Renato Junior.

Além dessa, a prefeitura atua com obra de contenção em outras seis áreas da capital: no beco Aracuã, no bairro Santa Etelvina; no ramal do Brasileirinho, rua Hibisco, Distrito Industrial e na rua Bem-Te-Vi, no bairro Cidade de Deus, na zona Leste; e na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona Centro-Sul.

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf