Prefeitura chega a 80% das obras de contenção de erosão no Parque das Tribos

Por Prefeitura de Manaus

06/07/2023 10h45

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha desde o inverno amazônico, no mês de março, em serviços de contenção de erosão na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã. Nesta quarta-feira, 5/7, as equipes aproveitam o dia de sol e avançam para 80% de execução das obras na área. 

“Os trabalhos de contenção foram iniciados no mês de março e, mesmo com chuva, o prefeito David Almeida determinou celeridade nessa importante e grande obra. Estamos avançando cada vez mais, caminhando para o final, com a chegada do verão, que nos possibilita trabalhar todos os dias. Vistoriamos cada detalhe, para entregarmos o melhor aos moradores dessa região”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior. 

Em torno de 4.200 metros de vegetação foram colocados na área para conter o talude, evitando erosões. As equipes trabalham na implantação de 430 metros de drenagem profunda, com execução de 230 metros até o momento. Além desses serviços, é realizada também a reconstrução de 2.400 metros de calçada, de sarjeta e de meio-fio. 

Eunice Azevedo, de 43 anos, é uma das primeiras moradoras da comunidade. Ela presenciou de perto a erosão que aconteceu bem em frente à casa onde mora. 

“Eu fiquei muito assustada, porque a erosão aconteceu na frente da minha casa. E, há anos, estava pedindo socorro. Nós fizemos o apelo para o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, e eles atenderam. Então, só temos a agradecer por eles fazerem esse trabalho, que está 100%”, disse a moradora. 

O local vai receber aproximadamente 23 caixas coletoras e três escadas hidráulicas, que têm por objetivo conter a força da água das chuvas, diminuindo a velocidade da queda, para evitar as erosões no talude. 

Além desses serviços, a prefeitura atua com a meta de levar o recapeamento para a região, que ainda possui vias em solo natural. O objetivo é transformar o espaço, com mais segurança, qualidade de vida e acesso na trafegabilidade para os moradores.

—-

Texto – Rayana Coutinho/ Seminf 

Fotos – Márcio Melo/ Seminf