Prefeitura de Manaus realiza ações de pronta-resposta às fortes chuvas desta quarta-feira

18/05/2023 17h07

default

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, na manhã desta quinta-feira, 18/5, os trabalhos de pronta-resposta às fortes chuvas que caíram na cidade na quarta-feira, 17. Os Distritos de Obras atuam em ações de limpeza das vias, desobstruções de bueiros entupidos por lixo e de galerias subterrâneas.

O secretário de Obras, Renato Junior, ressalta que o trabalho é também de prevenção. “Nossas equipes, que estavam de plantão durante toda a noite, agiram rápido nas áreas críticas e evitaram maiores danos. Aproveito para salientar que a minha ida a Brasília com o prefeito David Almeida foi justamente para buscar recursos junto ao Governo Federal, para que possamos ampliar as políticas de moradia e melhorar a infraestrutura nesses pontos fortemente afetados pelas chuvas”.

As equipes de gerenciamento de crise, formadas pela engenharia e topógrafos da Seminf, atuam de forma emergencial na rua Carauari, bairro Grande Vitória, zona Leste, onde uma cratera se alastrou no meio da via.

Conforme os dados pluviométricos da Defesa Civil, consolidados em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva da noite de quarta-feira foi de 67,6 milímetros.

“O laudo aponta que o problema foi ocasionado por uma construção irregular em cima da rede de drenagem profunda. O peso da edificação associado à pressão das águas pluviais provocou o rompimento dos tubos, ocasionando fuga da água e um vácuo na camada de solo abaixo do asfalto, fragilizando o solo e provocando a erosão, como consequência o afundamento parcial da via”, explica Efrain Aragão, subsecretário de Serviços Básico da Seminf.

Os 18 Distritos de Obras realizam diariamente obras de prevenção às chuvas. Só no mês de abril, 545 bueiros foram desobstruídos e 5 cinco quilômetros de tubulações foram recuperadas na cidade.

Os serviços de retirada de lixo e de entulho e lavagem continuam sendo feitos nas ruas da cidade por equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), via disk-limpeza, pelos números de telefone (92) 98401-2542 e 98842-4738. Também realiza a coleta de grandes objetos como sofá, cama, fogão, entre outros, por meio dos números de telefone (92) 98415-9563 e 98459-5618.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf