Em pronta-resposta, Prefeitura de Manaus realiza obra para fechar cratera no bairro Gilberto Mestrinho

Por Prefeitura de Manaus

26/03/2023 11h15

Icone audio

Em pronta-resposta aos impactos da forte chuva desse sábado, 25/3, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou os trabalhos de ampliação de rede de drenagem que rompeu na rua Penetração, conjunto Castanheiras, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste. 

Uma cratera se formou no local após sobrecarga da água da chuva. Conforme o secretário de Obras, Renato Junior, isso provocou a ruptura da caixa, que quebrou e causou o afundamento da via. Os estilhaços da caixa obstruíram a tubulação. A pressão da água levou material e causou a erosão na via.

A comunidade acionou a prefeitura, que, segundo o morador Renato Passos, 44 anos, prontamente atendeu ao chamado.

“A pista cedeu de vez. Ficamos transtornados aqui, com a rua obstruída e uma cratera aberta bem no meio. Acionamos a prefeitura, que, realmente, chegou muito rápido. Quando começou a desabar, acionamos a prefeitura, e eles chegaram aqui com as máquinas. A gente só espera que, a partir desse trabalho, melhorias aconteçam e a gente não passe mais por isso”, conta. 

A prefeitura prosseguiu com os trabalhos ao longo desta madrugada. Uma máquina retroescavadeira desobstruiu o trecho, fez a limpeza do material que entupiu a tubulação. “Só isso já vai evitar novos alagamentos no local”, assegura Renato Junior. 

“Agora sim a água está fluindo de forma correta. Vamos construir uma nova caixa, só que da maneira correta”, complementa. 

A medida visa dar maior vazão à água pluvial desencanada por três linhas de tubulação, que serão abarcadas na nova caixa. “Ainda faremos um poço de visita para acessar e fazer manutenção periódica na rede. Vamos finalizar com a concretagem da laje”, explica o secretário. 

“Hoje, foi um dia difícil para Manaus. Várias áreas da cidade afetadas, dado o índice vultuoso de água que caiu na nossa cidade. Nós estamos trabalhando de dia, de madrugada, conforme a determinação do nosso prefeito David Almeida. Estamos aqui na rua Penetração, no Castanheiras, onde a equipe da Seminf iniciou de forma enérgica os trabalhos. Seguiremos até entregar o melhor serviço aos moradores”, afirma Renato Junior. 

As equipes preveem que os trabalhos durem 10 dias.

— — —

Texto – Alessandra Taveira/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf