Prefeitura realiza capacitação com advogados aprovados para o projeto ‘Manaus Mais Proteção Social’

Por Prefeitura de Manaus

04/04/2024 14h07

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 4/4, uma capacitação voltada para os advogados aprovados para o projeto “Manaus Mais Proteção Social” e que foram alocados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da capital amazonense. O treinamento ocorreu no Creas Leste, localizado no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. 

“Para nós, é muito importante que esses profissionais continuem a receber as orientações necessárias para o exercício de sua função dentro dos nossos equipamentos, principalmente, quando levamos em conta as especificidades dos Creas. É de uma satisfação enorme realizar esta capacitação e esperamos o melhor de todos os presentes aqui hoje”, afirmou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas. 

Celebrado em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), o projeto “Manaus Mais Proteção Social” visa fortalecer a execução de políticas públicas de assistência social no município, por meio da ampliação do corpo de profissionais qualificados presentes na secretaria. 

Para a instrutora da capacitação e servidora de longa data da Semasc, a advogada Ana Amélia de Souza, o treinamento é essencial para a continuidade do processo de integração dos novos colegas, uma vez que a realidade dentro de equipamentos, como os Creas, pode ser bem diferente da de outros locais de trabalho.  

“Hoje, trabalhamos o papel do advogado dentro do Creas no assessoramento jurídico da equipe técnica e, principalmente, dos usuários que chegam nos equipamentos. Muitos aqui ainda não possuíam experiência direta com a política de assistência social, então é muito importante que nós trabalhemos para repassar a esses profissionais as informações necessárias para o seu melhor desempenho”, explicou. 

O advogado Adriano Gonçalves, locado no Creas Centro-Sul, no Centro Histórico de Manaus, comentou um pouco sobre a primeira semana de trabalho e elogiou as iniciativas da secretaria na capacitação de seus profissionais. 

“Tem sido uma experiência de muito aprendizado, onde cada conversa com as técnicas do Creas é uma aula sobre o Sistema Único de Assistência Social, políticas públicas e mais. Tenho lidado com casos muito sensíveis e situações que eu nunca havia vivenciado antes em seis anos de advocacia, então é muito satisfatório perceber a sensibilidade da secretaria em entender isso e nos acolher, uma vez que estamos chegando agora”, afirmou. 

– – – 

Texto – Guilherme Pacheco/Semasc 

Fotos – Diego Lima/Semasc 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBkc9j