SEMASC

Estrutura Organizacional

De acordo com o Artigo 2º da LEI Nº 2369, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2018, a Estrutura Organizacional, está definida como: 

Dirigida por um Secretário Municipal, com o auxílio de um Subsecretário Operacional e de Assistência Social, e de um Subsecretário de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos, a Semasc tem a seguinte estrutura organizacional:

I – Órgãos Vinculados:

a) Conselhos Tutelares

b) Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS);

c) Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA);

d) Fundo Municipal de Direitos Humanos (FMDH);

e) Fundo Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência (FMAPD);

f) Fundo Municipal Antidrogas (FMAD);

II – Órgãos Colegiados:

a) Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);

b) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA);

c) Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH);

d) Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean);

e) Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD);

f) Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM);

g) Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad);

III – Órgãos de Assistência e Assessoramento:

a) Chefia de Gabinete;

b) Assessoria Técnica;

c) Assessoria de Comunicação;

IV – Órgãos de Apoio À Gestão:

a) Subsecretaria Operacional e de Assistência Social:

b) Diretoria de Área de Administração, Finanças e Planejamento:

1.1 Departamento de Administração:

1.1.1 Divisão de Administração:

1.1.1.1 Gerência de Contratos, Convênios, Outros Ajustes e Compras;

1.1.2 Divisão de Pessoal:

1.1.2.1 Gerência de Folha de Pagamento;

1.1.3 Divisão de Logística e Patrimônio:

1.1.3.1 Gerência de Almoxarifado;

1.1.3.2 Gerência de Transporte;

1.1.3.3 Gerência de Manutenção;

1.1.3.4 Gerência de Serviços Gerais;

1.1.4 Divisão de Tecnologia da Informação:

1.1.4.1 Gerência de Manutenção de Sistemas;

1.1.5 Divisão de Obras e Projetos:

1.1.5.1 Gerência de Projetos;

1.2 Departamento de Finanças:

1.2.1 Divisão de Orçamento e Finanças:

1.2.1.1 Gerência de Liquidação e Contabilidade;

1.2.1.2 Gerência de Prestação de Contas;

1.2.2 Divisão de Fundos Municipais:

1.2.2.1 Gerência do FMAS;

1.2.2.2 Gerência do FMDCA;

1.2.2.3 Gerência de Outros Fundos;

1.3 Departamento de Planejamento:

1.3.1 Divisão de Planejamento e Desenvolvimento:

1.3.1.1 Gerência de Projetos Especiais;

V – Órgãos de Atividades Finalísticas:

a) Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos:

1. Diretoria de Área de Políticas Setoriais:

1.1 Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher:

1.1.1 Divisão de Atendimento em Situação de Violência e Ações Afirmativas:

1.1.1.1 Gerência dos Serviços de Atendimento;

1.1.2 Divisão de Articulação de Políticas Públicas:

1.1.2.1.Gerência de Promoção de Políticas Públicas;

1.2 Departamento de Direitos Humanos:

1.2.1 Divisão de Promoção de Direitos Sociais e Econômicos:

1.2.1.1 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos das Populações Negras e Povos Tradicionais;

1.2.1.2 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Idosos;

1.2.1.3 Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Relativos à Livre Orientação Sexual;

1.2.1.4 Gerência do Disque-Denúncia;

1.3 Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional:

1.3.1 Divisão de Segurança Alimentar e Educação Nutricional:

1.3.1.1 Gerência de Captação de Alimentos;

1.3.1.2 Gerência de Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares;

b) Diretoria de Área de Gestão do Suas:

1. Departamento de Gestão do Suas:

1.1 Divisão de Gestão do Trabalho, Vigilância e Regulação:

1.1.1 Gerência de Gestão do Trabalho;

1.1.2 Gerência de Regulação do Suas;

1.1.3 Gerência de Vigilância Socioassistencial;

c) Diretoria de Área de Proteção Social:

1. Departamento de Proteção Social Básica:

1.1 Divisão de Cadastro Único e Transferência de Renda:

1.1.1 Gerência do Programa Bolsa Família;

1.1.2 Gerência de Articulação Intersetorial;

1.2 Divisão de Gestão de Benefícios Assistenciais e Eventuais:

1.2.1 Gerência de Benefício de Prestação Continuada;

1.2.2 Gerência de Benefícios Eventuais;

1.3 Divisão de Serviços Socioassistenciais:

1.3.1 Gerência do Paif;

1.3.2 Gerência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

1.3.3 Gerência de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas;

2. Departamento de Proteção Social Especial:

2.1 Divisão Especial de Média Complexidade:

2.1.1 Gerência do Paefi;

2.1.2 Gerência do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias;

2.1.3 Gerência do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade;

2.1.4 Gerência do Serviço Especializado em Abordagem Social;

2.1.5 Gerência de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);

2.1.6 Gerência do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP);

2.2 Divisão Especial de Alta Complexidade:

2.2.1 Gerência do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

2.2.2 Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua;

2.2.3 Gerência do Serviço de Proteção a Situações de Calamidade e Emergências;

2.2.4 Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos em Situação de Rua;

2.2.5. Gerência do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes sob Medida Protetiva;

2.2.6 Gerência do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Casa de Passagem.