Unidades

Casa de Acolhimento para Mulheres - Ycamiabas

Com o objetivo de fornecer abrigo e assistência necessária para mulheres e seus filhos que estejam em situação de violência ou de vulnerabilidade social, o local tem a capacidade de atender 30 pessoas que necessitam de proteção imediata.

A unidade não funciona no sistema “portas abertas” e sim mediante encaminhamento de algum dos órgãos do sistema de proteção. Eduardo Lucas, secretário da Semasc, ressalta que a entrega do abrigo faz parte de um compromisso firmado pelo prefeito David Almeida ainda durante a campanha.

O espaço, que conta com seis dormitórios, disponibilizará de abrigo temporário às mulheres e a seus filhos por até 90 dias. Além disso, os acolhidos contarão com o apoio e orientações de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas para apoiá-los nesse processo de recuperação emocional.

Sobre as Ycamiabas

As Ycamiabas eram uma tribo de mulheres guerreiras descrita em relatos e lendas durante o período colonial da América do Sul. Segundo essas narrativas, as Ycamiabas viveriam em uma região inexplorada e seriam conhecidas por sua força física, habilidades de combate e pela formação de uma sociedade matriarcal, em que as mulheres detinham o poder político e militar. Essas histórias foram registradas por viajantes e exploradores europeus, como o alemão Georg Heinrich von Langsdorff e o francês Charles-Marie de La Condamine, no século 18. Esses relatos geralmente descreviam as Ycamiabas como uma tribo de mulheres belas e valentes, que viviam sem a presença de homens.