Unidades

Centro Pop

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) é parte integrante da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – Semasc . Contido na Política Nacional de Assistência Social – PNAS, na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, com texto da Resolução nº. 109, de 11/11/2009 e publicada em Diário Oficial da União em 25/11/2009. Este foi o primeiro espaço criado na cidade de Manaus objetivando servir como referência e contra referência para pessoas em situação de rua quer sejam jovens, adultos, idosos e/ou grupos familiares que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

O perfil da pessoa em situação de rua: a maioria são homens com idades de 21 anos a 35 anos, mestiços, oriundos de diversos estados, mas principalmente do Norte e Nordeste e das cidades do interior do Amazonas. O maior motivador para a pessoa viver em situação de rua são problemas familiares, com famílias em conflito e o uso de drogas ilícitas, como crack e outras drogas e o álcool.

O Centro Pop oferece orientação e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação (Café e Almoço), proporciona endereço institucional para utilização que serve como referência do usuário para a provisão de documentação civil e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

Endereço: Rua Fragata, s/n, bairro Petrópolis.

Telefone: (92) 98842-4819