Prefeitura de Manaus e Aadesam iniciam processo de integração de profissionais aprovados em processo seletivo

25/03/2024 14h06

Nivelamento #paratodosverem – Secretário da Semasc, Eduardo Lucas, discursando durante processo de integração de profissionais aprovados em PSS

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), deu início, nesta segunda-feira, 25/3, ao processo de integração dos profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do projeto “Manaus Mais Proteção Social” realizado no começo deste ano. O primeiro dia de nivelamento ocorreu na sede administrativa da concessionária Águas de Manaus, na zona Centro-Sul.

A parceria tem como principal objetivo o fortalecimento da execução de políticas públicas de assistência social na capital amazonense por meio da ampliação do corpo técnico de profissionais qualificados da Semasc. Graças ao PSS, mais de 70 novos assistentes sociais, cuidadores, orientadores, terapeutas ocupacionais, assistentes administrativos e advogados atuarão nos equipamentos socioassistenciais da gestão municipal.

“Hoje, estamos acolhendo esses profissionais que serão responsáveis por reforçar o intenso trabalho que já realizamos no dia a dia de nossa cidade. É um momento de muita satisfação e de repasse de informações que serão vitais para que a população possa sentir em primeira mão os benefícios dessa parceria”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

O processo de integração e nivelamento dos aprovados será realizado ao longo de três dias, onde os profissionais serão apresentados às principais atribuições da secretaria, equipamentos socioassistenciais e os departamentos em que serão alocados.

De acordo com a diretora de área de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Semasc, Lorena Barreto, este é um momento de diálogo com os novos colaboradores e que é essencial para o alcance de bons resultados no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.

“Durante esses três dias de integração, esses profissionais poderão conhecer a fundo toda a organização administrativa da Semasc, seus principais equipamentos, nossas principais demandas e a forma com que suas áreas de atuação trabalham dentro desse contexto. Este é um momento importantíssimo para nós e para a parceria como um todo, pois é a partir daqui que esses profissionais serão alocados na ponta da rede de proteção social do município de Manaus”, explicou.

O advogado Adriano Gonçalves é um dos profissionais que foram aprovados no PSS e destacou o entusiasmo em poder se juntar à equipe técnica da Semasc e seus equipamentos. “Estou muito feliz por poder participar de um projeto como este. Ao longo da minha carreira até o momento, tive relativo contato com a política de assistência social e que me fez querer aprender muito mais sobre, então ter a oportunidade de trabalhar para o desenvolvimento do SUAS é muito gratificante”, afirmou.

Quem também esteve presente no primeiro dia de integração foi o cantor Rafael Alma, que elogiou a contratação de novos profissionais para equipamentos como o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), destacando a importância disso para ele enquanto Pessoa com Deficiência (PcD).

“São essas pessoas que serão responsáveis por dar um tratamento digno à população, um tratamento humanizado e que faça com que Manaus continue a ser um exemplo a outros municípios do Brasil. Muitos PcDs continuam a não se sentir confortáveis ou devidamente ouvidos em espaços de atendimento ao público, então a qualificação do corpo de profissionais desses equipamentos também é muito importante para nós”, concluiu.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc