Prefeitura promove vacinação na Lagoa do Japiim direcionada aos servidores

06/12/2023 18h03

#paratodosverem – Servidora da Semseg recebe dose de vacina

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, ao longo desta quarta-feira, 6/12, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Japiim, na zona Sul, serviço de imunização contra influenza, febre amarela, tríplice viral, antitetânica, hepatite B e Covid-19 bivalente.

A ação, que ocorreu em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Petrópolis, foi direcionada aos servidores do próprio Cras, das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Fundação Manaus Esporte (FME) e frequentadores do parque municipal Lagoa do Japiim que participam de projetos desenvolvidos no local, como o “Viver Bem na Terceira Idade” e “Pedalando com a Melhor Idade”.

De acordo com a responsável pela sala de vacinas da UBS Petrópolis, Anazete dos Santos, que coordenou a atividade, 93 pessoas foram imunizadas durante a ação, que teve início às 8h30 e seguiu até 16h. Conforme Anazete, foram aplicadas 150 doses de vacinas ao longo do dia, sendo a procura maior pela imunização contra influenza.

O guarda municipal Manuel de Souza Melo, 68, elogiou a iniciativa da Semseg em disponibilizar as vacinas aos servidores. “Estou lotado na base Sul da Guarda Municipal de Manaus, que fica nas dependências do parque Lagoa do Japiim, e fiquei bastante satisfeito com essa ação, com o cuidado do gestor da Semseg com a saúde da força de trabalho. Eu vim atualizar minhas vacinas e me proteger, para não adoecer e precisar me ausentar do trabalho”, argumentou o servidor, que integra o quadro de funcionários da GMM há 23 anos.

Para a aposentada Raimunda Bezerra, 80, participante do projeto “Viver Bem na Terceira Idade”, mantido pela Prefeitura de Manaus, disponibilizar o serviço aos idosos é uma forma de contribuir com o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. “Eu ainda não havia tomado a vacina contra hepatite B e aproveitei que estava no parque, fazendo atividades físicas, para atualizar meu cartão de vacinação. Essa comodidade alcançou muitas pessoas”, disse.

O secretário da Semseg, Sérgio Fontes, em nome das unidades municipais que funcionam na Lagoa do Japiim, agradeceu penhoradamente à Semsa e aos servidores enviados para a ação. “Manter as vacinas em dia é muito importante. É essencial para que continuemos exercendo nosso trabalho com segurança e efetividade. Então, nosso muito obrigado à Dra. Shádia Fraxe, secretária da Semsa, aos servidores que se deslocaram para cá e aos gestores que possibilitaram esse deslocamento e atenderam à nossa solicitação. Eu mesmo fui vacinado e agradeço muito por isso”, concluiu.

Texto – Geanne Fernandes / Semseg

Fotos – Altemar Alcântara / Semseg