Prefeitura de Manaus e embaixada de El Salvador firmam ampliação na relação entre as cidades-irmãs

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2023 21h07

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e a embaixada de El Salvador, firmaram, nesta quarta-feira, 12/4, em um encontro ocorrido em Brasília (DF), a ampliação nas relações econômicas, turísticas, culturais e científicas entre as cidades-irmãs.

No encontro, o tema das oportunidades de turismo entre as cidades de Manaus, Bogotá e San Salvador foi discutido com a abertura da nova rota aérea da Avianca entre estas cidades, além de diferentes estratégias que podem ser abordadas e implementadas a partir das três cidades para aproveitar o fluxo de turistas entre os diferentes países.

“Estamos buscando, além do fluxo de turistas salvadorenhos no calendário de megaeventos de Manaus, intercâmbio cultural nas artes, gastronomia e medicina tradicional, educação, formação e qualificação em áreas técnicas, além de instalação de polos tecnológicos e parques de serviços destinados à produção e exportação de bens”, informou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.

Manaus, que está na rota dos grandes eventos do país, ganhou notoriedade no país latino com o festival de artes integradas “Sou Manaus”, que em 2022 teve público recorde de 380 mil pessoas, além da repercussão positiva do aniversário da capital amazonense e o Réveillon Sustentável 2023 que foi destaque no Fantástico da TV Globo.

O embaixador de El Salvador, Luis Lòpez, aceitou o convite para participar do “Sou Manaus”, em setembro, com aquisição de espaço para exposição de informações da área do turismo, cultura e gastronomia.

“No início do mês estive em Manaus e fiquei encantado com suas belezas naturais, sobretudo com o trabalho de difusão cultural realizado pelos povos originários em áreas de preservação ambiental. A cidade realmente fez jus ao Prêmio Nobel Verde, possui muitas potencialidades. Vamos ampliar nossa relação bilateral e, para isso, já estamos trabalhando um roadshow entre as cidades-irmãs, agora no mês de julho”, ressaltou o embaixador de El Salvador no Brasil, Luis Lòpez.

Cidades-irmãs

Em agosto de 2021, após assinatura de acordos bilaterais entre o prefeito David Almeida e o embaixador de El Salvador, à época, Victor Manuel Lagos Pizzati, Manaus e San Salvador, capital de El Salvador, tornaram-se cidades-irmãs.

Esta parceria bilateral estreita laços políticos e culturais de ambas as cidades e países viabilizando projetos e iniciativas em parceria.

Historicamente, El Salvador é o berço da civilização maia, e atualmente um hub (centro de conexões) de várias companhias aéreas, o que a torna um ponto estratégico devido a sua posição geográfica.

No setor industrial, sua atuação é nos segmentos de processamento de alimentos, bebidas, petróleo, tabaco, têxtil, móveis e cimento. Os principais produtos de exportação são o camarão, café e, principalmente, cana-de-açúcar.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Fotos – Divulgação / Embaixada de El Salvador no Brasil