Prefeitura abre inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação na próxima segunda-feira, 9/10

04/10/2023 14h42

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta quarta-feira, 4/10, o edital do Programa Bolsa Pós-Graduação 2024, no auditório da Casa Militar, na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste. Os interessados terão oito dias para fazer a inscrição, entre os dias 9 e 16 de outubro, exclusivamente pelo link http://sgbp.manaus.am.gov.br/inscricao. A consulta ao edital poderá ser feita no Diário Oficial do Município (DOM) e estará disponível após as 22h de hoje.

Este é o terceiro edital lançado na gestão do prefeito David Almeida e terá a oferta de 163 cursos de especialização, totalizando 35.769 bolsas em oito Instituições de Ensino Superior (IES). Os dois editais anteriores ofereceram, juntos, 50.507 bolsas. Atualmente, 4.444 bolsistas são atendidos pelo programa.

O secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra, lembrou que a gestão do prefeito David Almeida tem avançado em muitas áreas e que nos programas de socioinclusão educacional não é diferente.

“Nesse edital, estão sendo disponibilizadas mais de 35 mil bolsas para cursos de especialização, por meio de pós-graduação. É uma oportunidade ímpar para que as pessoas possam se aperfeiçoar nas áreas em que elas já têm a sua formação acadêmica. O mercado de trabalho é muito exigente e, hoje, a graduação já não é mais suficiente para atender a essa evolução. E é exatamente essa possibilidade que a prefeitura abre com o Programa Bolsa Pós-Graduação”, ressaltou Bezerra.

Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), o Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG) tem números expressivos para 2024.

“As maiores instituições de pós-graduação são nossas parceiras nesse programa. São mais de sete mil bolsas com 75% de desconto, 129 com 100% e mais de 28 mil com 50%, para 163 diferentes tipos de especialização em todas as áreas”, detalhou o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes.

A diretora acadêmica do Instituto Amazônico de Ensino Superior (Iames), Jussará Lummertz, destacou a importância da parceria entre o município e as universidades. “São parcerias que dão excelentes resultados, porque a preocupação maior é atender a população, oferecendo condições para que melhorem de vida. Uma especialização, por meio de uma pós-graduação, pode representar aumento nos rendimentos. Quem tem uma pós-graduação pode ter de 5% a 15% a mais em seu salário, o que vai contribuir para melhorar a vida da pessoa”, afirmou.

Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir renda familiar bruta não excedente a três salários mínimos e meio; ser residente na cidade de Manaus; ser graduado; não possuir curso de especialização; assumir o compromisso de participar das atividades, programas e projetos executados pela Prefeitura de Manaus.

Criado em novembro de 2014, o Bolsa Pós-Graduação é um programa de inclusão socioeducacional que visa atender estudantes de baixa renda, por meio da concessão de benefícios integrais (100%) e parciais (75% e 50%), em cursos de especialização lato sensu na modalidade de ensino presencial, e beneficia pessoas que, comprovadamente, não tenham condições de custear seus estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e estabelecidas na cidade de Manaus.

Texto – Divulgação / Semad

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom