Processo de promoção de servidores da Saúde passa a ser por sistema eletrônico

28/06/2019 17h26

Os servidores de nível superior da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passaram a contar, a partir desta sexta-feira, 28/6, com uma ferramenta especial criada pela Prefeitura de Manaus, que vai agilizar e dar maior segurança ao processo de promoção: o Sistema de Requerimento para Promoção (SRP).

prefeitura, prefeito, obra, semana, museu, pentecostes, inscrições, lista, cras, linha, escritório, serviços, selecionados, ganhador, vagas, processo

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, essa é uma iniciativa pioneira, que segue as diretrizes do projeto “Cidade Inteligente” criada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em desenvolvimento desde 2016, que vai reduzir boa parte dos procedimentos para concessão de promoções, que agora passam a acontecer por meio digital.

“O SRP centraliza e simplifica as operações, gerando economia aos cofres públicos e poupando o deslocamento dos servidores. Estamos buscando mecanismos como esse, dentro daquilo que orienta o prefeito Arthur Neto para a modernização da administração”, destaca o secretário.

O sistema foi criado para dar conta de uma grande demanda por promoções aos servidores em cargos de nível superior da Semsa, como explica o presidente da Comissão de Enquadramento e Desenvolvimento da Carreira da Semsa, Anderson Muniz. “O SRP foi criado especificamente para atender aos requisitos da Portaria nº 384/2019-GTRAB/Semsa, de 27 de junho deste ano, que permite aos servidores em cargos de nível superior da Semsa solicitar a promoção por cursos de pós-graduação nas suas áreas de atuação”, explica.

“Dado o volume de funcionários na estrutura da Semsa, nós precisávamos de um sistema digital, que fizesse uma pré-análise da situação funcional do servidor de forma inteligente e automática, tornando o processo mais fácil, confiável e econômico”, conta. “Essa é uma iniciativa pioneira na Prefeitura de Manaus, que nós esperamos que possa servir de modelo para outros órgãos, incentivando a adoção de métodos mais eficientes e econômicos de gestão”, ressaltou Muniz.

No novo sistema, os funcionários, candidatos ao benefício, só precisam comparecer pessoalmente à Semsa na etapa de entrega dos documentos. Todos os demais procedimentos – do requerimento à divulgação do resultado sobre a concessão, ou não, da promoção, acontecerão por meio do SRP.

O sistema foi desenvolvido numa parceria entre os Departamentos de Gestão do Trabalho (Dtrab) e de Tecnologia da Informação (DTI) da Semsa, e entrou em operação às 12h desta sexta-feira, 28/6, ficando à disposição dos servidores da secretaria até o dia 16 de agosto, no link www.https//sistemas.semsa/promocao.

“É importante ressaltar que o acesso ao SRP só pode ser feito pela rede interna da Semsa (Intranet), não podendo ser acessado por computadores fora das unidades da Secretaria”, alerta o titular da Semsa.

Promoção

A promoção é um instrumento de valorização do servidor, instituída pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Semsa. Todos os servidores da Semsa, em suas diversas unidades, que possuírem títulos de pós-graduação relacionados à sua atividade profissional poderão requerer o benefício. Basta entrar com a solicitação por meio do sistema SRP e cumprir os seguintes requisitos:

– Ser servidor estatutário da Semsa;

– Ser concursado em um cargo de nível superior;

– Já ter finalizado o estágio probatório;

– Já ter tido as progressões por mérito e tempo de serviço;

– Estar regular junto às Avaliações Periódicas de Desempenho;

– Ter concluído curso de Pós-Graduação compatível com o cargo ou função na Semsa.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa